EDUCAÇÃO – Núcleo da Assembleia em Mucajaí abre inscrições para cursos de idiomas

A Escola do Legislativo do Núcleo da Assembleia em Mucajaí está com inscrições abertas para os cursos de Inglês e Espanhol, além de Informática, gratuitos. Os futuros alunos receberão material didático e podem se inscrever

na sede do Núcleo, localizada na rua Padre Ricardo Silvestre, s/n, no Centro.

As vagas se dividem em Inglês Básico, que terá quatro turmas e capacidade para 20 alunos, cada; Inglês Kids, com duas turmas que podem atender até 21 alunos, cada uma, que acontecerão nos períodos da manhã e tarde. Para Espanhol são 20 vagas divididas em duas turmas, nos turnos da manhã e noite. Para o curso de Informática são 12 turmas com capacidade para 20 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite). As aulas terão início na segunda-feira, 16 de abril.

A coordenadora da Escola do Legislativo em Mucajaí, Juliana Cardoso, disse que é um momento de oportunidade para os moradores do município, uma vez que todas as aulas e material didático são gratuitos e com professores qualificados, salas climatizadas e com equipamentos e conteúdos atualizados. “As inscrições estão abertas e aqui a aceitação das atividades da Escola do Legislativo é total, as pessoas procuram bastante os cursos. Quem tiver interesse em participar é só dirigir-se até a sede da Escola com os documentos pessoais, se for menor de idade precisa ir acompanhado do responsável para efetuar a inscrição”, explicou.

Além das aulas ofertadas pela Escola do Legislativo, o Núcleo em Mucajaí oferece os programas permanentes da Assembleia Legislativa, como Abrindo Caminhos com aulas de zumba, jiu-jitsu, balé e futebol. Funciona ainda os serviços do Procon Assembleia e do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), tudo ofertado de maneira gratuita para a comunidade.  O Núcleo fica na rua Padre Ricardo Silvestre, s/n, no Centro do município.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

 

NESTE SÁBADO – I Encontro Científico Cultura da Escola do Legislativo terá extensa programação

A Escola do Legislativo Cursos Preparatórios – unidade Silvio Botelho, realiza neste sábado, 14, o I Encontro Científico Cultural. O evento será realizado na sede da instituição localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1.313, no bairro Silvio Botelho, zona Oeste de Boa Vista, com início às 8h e encerramento às 21h. Segundo a diretora da unidade de ensino, Leila Perussolo, o encontro será aberto a comunidade e terá como base as ações realizadas pela Escola do Legislativo.

“Esse evento que acontecerá neste sábado tem como objetivo socializar as atividades pedagógicas, que irão envolver tanto os servidores da Escola do Legislativo e a comunidade. No intervalo da programação, teremos a participação de dinâmicas e atrações musicais”, disse a professora Leila.

Ainda segundo a diretora, quem desejar participar das atividades poderá fazer as inscrições na hora. “Teremos uma vasta programação que inclui nove aulões gratuitos com professores renomados, com cinco diferentes disciplinas que serão ministradas nos três turnos: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Português, Raciocínio Lógico e Informática para Concurso. As aulas estarão ocorrendo simultaneamente em três salas diferentes. Os concurseiros não podem perder esta oportunidade”, reforçou Leila.

Um dos professores que estará à frente dos aulões durante I Encontro Científico Cultural, ministrando a disciplina de raciocínio lógico das 18h às 21h, será Abel Mangabeira. “Vamos falar sobre assuntos recorrentes em raciocínio lógico, que caem nas provas e também algumas pegadinhas que os alunos possam a vir a enfrentar”, adiantou o professor.

Quem também vai orientar os concurseiros será o professor de Português, Willer Lira, que conduzirá o aulão das 16h às 18h. Ele afirma que separou conteúdos específicos para os concursos em andamento como o da Assembleia Legislativa, que ainda está com inscrições abertas, bem como para aqueles que ainda serão lançados. “Toda aula é pensada para que os alunos possam tirar suas dúvidas e reforçar o conteúdo por meio de abordagens específicas”, concluiu.

Mais – A programação inicia às 8h com apresentações das turmas de inglês e espanhol e na sequência, 10h, ocorrerá a entrega de certificados e à tarde serão ministradas as oficinas de informática e noite inicia maratona de aulões.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

Assembleia ao Seu Alcance acontece no bairro Nova Cidade, neste sábado, 14

Os moradores do bairro Nova Cidade e do entorno, na Zona Oeste de Boa Vista, vão receber neste sábado o ‘Assembleia ao Seu Alcance’, que ofertará serviços de saúde com várias especialidades, e fará ainda atendimentos às pessoas por meio dos programas desenvolvidos pelo Poder Legislativo. A ação será realizada das 8h às 12h, na praça que fica localizada na rua Porto Velho. O evento é uma demanda da população daquela região.

“A Assembleia tem trabalhado muito para se aproximar do cidadão, e aos poucos estamos descobrindo os anseios da sociedade. Assim como no Residencial Vila Jardim, que foi uma solicitação dos síndicos e a ação culminou em um grande sucesso, com atendimentos bem-sucedidos. Em virtude disso recebemos uma solicitação de lideranças e da diretoria da Associação de Moradores do Bairro Nova Cidade que vieram até nós buscar o Assembleia ao seu alcance”, disse o presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), Jalser Renier.

A coordenadora do evento, Eumária Aguiar, informou que o Assembleia ao Seu Alcance vai disponibilizar aos moradores o que foi solicitado pelas lideranças. “A necessidade do bairro, segundo as lideranças, são os serviços médicos, a recreação, os serviços jurídicos, corte de cabelo, elaboração de currículos e o atendimento do Procon e dos demais programas da Assembleia como o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) da Procuradoria Especial da Mulher”, salientou.

Conforme a coordenadora, os envolvidos no evento ainda estão fazendo um levantamento de quais especialidades médicas necessitam os moradores. “De antemão já vamos garantir o clínico geral e o ginecologista, porque as lideranças nos informaram que os moradores estão tendo deficiência nessas especialidades médicas no bairro, sendo, portanto, uma grande necessidade deles”, informou.

A expectativa da coordenadora é que os moradores do Nova Cidade e dos bairros adjacentes que necessitarem deste serviço sejam atendidos e saiam satisfeitos. A probabilidade é que outros bairros recebam o Assembleia ao Seu Alcance. “Já estamos fazendo uma triagem, um planejamento. Na medida em que são divulgados os serviços da Assembleia ao seu alcance e as pessoas vão tomando conhecimento dessa ação, mais lideranças nos procurem. Se nos procuram, vamos buscar atende-los”, afirmou.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

AGOSTO DOURADO – Projeto institui o Dia do Aleitamento Materno

A deputada Angela Águida Portella (PP) propôs um projeto que institui o Dia do Aleitamento Materno, para ser comemorado anualmente no dia 1º de agosto, sendo este mês destinado às ações que tenham a finalidade de conscientizar e esclarecer a população sobre a importância do leite materno, principalmente no primeiro ano de vida das crianças. A parlamentar propõe que o mês seja chamado de Agosto Dourado, em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que existe desde a década de 90.

“Será um mês voltado para campanhas, conscientização e incentivo à amamentação do aleitamento materno, mas também para incentivar a doação ao Banco de Leite. A grandiosidade dessa compreensão e entendimento, dessa proatividade das mães que têm excesso de leite e que podem doar, é fundamental para salvar vidas”, justificou a Angela Águida.

Por ser importante para o pleno desenvolvimento físico, psíquico e intelectual da criança, Angela argumenta que não tem dúvida que a criação do Agosto Dourado vai ao encontro do que recomenda os médicos às mães, uma vez que eles sabem que o leite materno previne inúmeras doenças como diarreia ou infecções como as respiratórias, além de contribuir para a redução da mortalidade infantil. A mulher, justifica a parlamentar no projeto, também é beneficiada com essa prática por conta da involução uterina após o parto, e, em longo prazo, a proteção contra o câncer de mama e ovário,

“As crianças recém-nascidas dependem unicamente desse alimento para sobreviver e ter saúde quando estão na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal, daí a importância da doação de leite. Mas também é um ato de amor das mães quando se preocupam em dar o leite materno, que em princípio é uma vacina, mas também é fonte de vida. É o chamado sangue branco, e é para isso que vem o Agosto Dourado, para conscientizar e imprimir esse sentimento de solidariedade para envolver todos nesta ação, que também é uma questão social”, afirmou a parlamentar.

Angela Águida fez questão de frisar que as ações desenvolvidas durante o Agosto Dourado não anulam as que são realizadas rotineiramente. “Certamente as desenvolvidas em agosto trarão repercussões positivas na vida de nossas crianças. Para o pleno êxito da iniciativa, é essencial a participação dos mais diversos setores da sociedade. Além de setores de saúde e de trabalho, devem ser envolvidas as organizações não-governamentais, sindicatos, entre muitos outros atores possíveis”, disse, ao ressaltar que o trabalho realizado pelo Hospital Maternidade Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINN) sobre o aleitamento materno é reconhecido por organizações nacional e internacionais.

O Banco de Leite da maternidade atende, em média, 30 bebês prematuros na UTI neonatal da unidade de saúde. As doações são feitas regularmente por 60 doadoras cadastradas, as quais nem precisam se deslocar até a maternidade para fazer as doações, pois uma equipe do Corpo de Bombeiros vai até a pessoa para coletar o material. A deputada ressalta que o número de voluntárias poderia ser maior se as mulheres conhecessem os benefícios da amamentação.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR