A manhã deste sábado, 21, começou com vitórias para os jovens atletas de Jiu-Jitsu do Abrindo Caminhos, programa social da Assembleia Legislativa de Roraima. São 147 meninos e meninas de Boa Vista e do Núcleo do Poder Legislativo em Alto Alegre, que estão participando do Open Roraima de Jiu-Jitsu, que acontece hoje (21) e amanhã (22) no Ginásio Senador Hélio Campos, reunindo atletas de várias academias da Capital.

A primeira medalha de ouro foi conquistada por Kayro David Portela, 7 anos, depois de uma luta acirrada no tatame. Ele contou que saiu de casa para o local da competição determinado a vencer. “Na aula de Jiu-Jitsu lá no Abrindo Caminhos eu não vou para brincar, eu vou para lutar”, afirmou ao comentar que, pela primeira vez, participa de uma competição e ganha uma medalha. O pequeno competiu na categoria faixa branca – meio pesado.

Raiane Portela, mãe de Kayro, era só alegria. “Eu também estou muito feliz. Não sei qual seria a reação dele se perdesse, mas acredito que se não tivesse sido medalhista estaria feliz do mesmo jeito, porque o Kayro, embora seja um garoto de apenas sete anos, é muito compreensível e isso eu devo ao Abrindo Caminhos, que transformou e continua transformando meu filho em um ser humano fantástico”, disse.

Ela comentou que há um ano Kayro participa do Abrindo Caminhos, e tem incentivado muito ele a praticar esporte, embora queira que ele, quando adulto, tenha outra profissão que pode ser conciliada com a de atleta de Jiu-Jitsu. “Hoje ele só fala em ser lutador de Jiu-Jitsu e incentivo ao máximo, mas quero que ele estude e se forme numa faculdade. Mas, qual profissão seguir só ele poderá decidir e estarei ao lado dele, sempre apoiando”, comentou a mãe.

Raiane aproveitou a oportunidade para agradecer ao professor Bruno Romão pelo trabalho que vem fazendo, por meio das aulas do Abrindo Caminhos. “Nós que somos mães e temos filhos participando desse programa, sabemos a mudança que tem ocorrido na vida desses jovens e nas nossas também. O Kayro é disciplinado, é comportado, cumpre horários, notas boas na escola. Nossa, o esporte é algo que realmente transforma”, reconhece.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), esteve no ginásio acompanhando algumas lutas dos atletas do Abrindo Caminhos e se disse muito feliz com o desempenho da garotada. “Estou muito surpreso, porque quando elaboramos esse programa tínhamos e ainda temos a preocupação com a questão da vulnerabilidade social dessas crianças e adolescentes. Mas hoje, confesso que o resultado desse trabalho vai além, porque, segundo relatos de pais, as mudanças são visíveis dentro da casa deles, na rua com os colegas, na escola. Temos atletas bons, que vão para o tatame determinados a vencer e isso vale para a vida também”, comentou.

Jalser Renier disse ainda que a grande surpresa são os atletas do Abrindo Caminhos, programa que tem pouco mais de um ano, vencendo atletas de academias já consagradas, de renome. “Investir no esporte é também investir em Educação e isso não tem preço, porque tudo que fazemos em prol desses meninos e meninas significa que teremos adultos responsáveis e compromissados em oferecer o seu melhor, seja na vida pessoal ou na profissional. Sempre digo que ninguém faz nada sozinho, por isso agradeço a toda equipe da Assembleia Legislativa, do Abrindo Caminhos que não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, o que reflete diretamente na família como um todo”, destacou.

Por Edilson Rodrigues

SupCom/ALE-RR