PERÍODO CHUVOSO – Abrindo Caminhos altera programação para não prejudicar atletas do futebol

Com início do período chuvoso, que se estende em Roraima de maio até o mês de setembro, as atividades ao ar livre do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, especificamente a modalidade de futebol, terão as programações alteradas.

Em Boa Vista, 10 polos estão espalhados pelos bairros Doutor Airton Rocha, Cidade Satélite, Dr. Silvio Leite, Caranã, Senador Hélio Campos, Conjunto Cidadão, Jardim Primavera, Nova Cidade, Caimbé e Jóquei Clube que atendem cerca de 500 crianças e adolescestes, entre meninos e meninas, de 5 a 17 anos.

Segundo a coordenadora do Abrindo Caminhos, Viviane Lima, somente em dias chuvosos os atletas do futebol receberão atividades diferenciadas, em locais protegidos da chuva. No interior, a maioria das aulas acontece em quadras cobertas. “Aqui na Capital já estamos pensando nessa possibilidade de criar uma nova dinâmica e o que tudo indica nós traremos para sala de aula. Não podemos fazer com que a criança adoeça, a chuva forte chega a prejudicar o campo e o treino”, esclareceu.

Em um dos polos em Boa Vista, o professor Anderson Lemes criou um grupo de WhatsApp para manter a informação junto aos pais. “Haverá período em que não dará porque estará chovendo e assim estaremos prevenindo o aluno de pegar uma gripe”, comentou, mas esclarece que as aulas continuam quando as chuvas cessam. “Mesmo que chova pela manhã, a tarde terá treino normal, depois das condições do campo”, complementou.

Para o atleta Carlos Eduardo dos Santos, de 9 anos, a chuva não atrapalha os treinos. “Porque eu gosto de jogar futebol e ele é meu esporte favorito”, contou. Douglas Costa, 10, enxerga o esporte como uma chance de crescer na vida. “Penso em ser o melhor do mundo e fazer minha família muito feliz”, resumiu.

O programa Abrindo Caminhos funciona de segunda a sexta-feira, na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará, zona Oeste de Boa Vista. Mais informações pelo 98402-5014 ou 0800 095 0047.

Futebol do Abrindo Caminhos começa fase de intercâmbio

A segunda modalidade mais procurada no programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, é o futebol, segundo contou a coordenadora da instituição, Viviane Lima. Só em Boa Vista, são cerca de 500 atletas inscritos, entre meninos e meninas, em vários bairros.

“Nós temos até mesmo uma lista de espera, mas só daremos procedimento para entrada de mais crianças caso haja desistência”, contou Viviane. E para socializar todos os atletas, o programa começou a realizar intercâmbios entre os municípios onde há um núcleo do Poder Legislativo.

E o primeiro campeonato aconteceu em abril, entre Boa Vista e Alto Alegre, no estádio municipal daquela região. Mesmo sob chuva, o jogo terminou com a vitória de Boa Vista, com nove gols marcados. “Iniciamos recentemente esses intercâmbio e criaremos costume em fazer os campeonatos. Após essa partida, estamos na programação em fazer Caracaraí e Rorainópolis”, antecipou a coordenadora.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

Empresário afirma ser importante apoiar jovens atletas

Subir no lugar mais alto do pódio foi uma grande conquista para a atleta de Jiu-jitsu pelo Programa Abrindo Caminhos, Dircelly Oliveira Carvalho, 16 anos, que na volta para casa trouxe a medalha de ouro na bagagem. Assim como também está sendo uma vitória ver seu trabalho reconhecido por meio do apoio vindo da iniciativa privada. É o binômio público e privado em prol da cultura e do esporte como agentes de transformação social.

A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima patrocinadora oficial da atleta, por meio do Abrindo Caminhos, tem investido em milhares de jovens no Estado com educação, esporte, cultura e lazer, que vêm se destacando nos âmbitos familiar e social.

O empresário Franco Silva de Oliveira abraçou a causa pelo simples fato de entender que é preciso investir em talentos como o da adolescente Dircelly, que no sábado do dia 28, na cidade de Barueri em São Paulo, participou do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu e derrotou duas cariocas no tatame e elevou o nome do Estado de Roraima.

O potencial da jovem atleta chamou a atenção do empresário, que a conheceu por meio do professor. “Tenho acompanhado o trabalho dela, que vem se destacando a cada campeonato que participa. Isso fez com que eu viesse apoiá-la, porque quero vê-la brilhar muito mais”, disse Oliveira.

Para o empresário, o potencial de Dircelly tem que ser aproveitado, e para isso se faz necessário investimentos que contribuam para melhorar o nível de atuação da atleta, que já venceu vários campeonatos em Roraima e no vizinho estado do Amazonas.

“Estou patrocinando porque percebi que ela tem que dar outros saltos, e aqui em Roraima não tem mais ninguém para competir com ela. Aproveito a oportunidade para chamar outros empresários para patrocinar não somente a Dircelly, mas tantos outros atletas que estão a cada dia sendo destaque no nosso Estado. O retorno que espero como empresário é ver ela se classificar, ganhar e divulgar o Estado”, disse.

Oliveira comentou sobre o trabalho que vem sendo feito pela Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do programa Abrindo Caminhos. “Esse programa é um exemplo a ser seguido, pois tem dado oportunidade para crianças e adolescentes descobrirem suas potencialidades através do esporte”, disse o empresário.

Para o presidente da Assembleia Legislativa e idealizador do programa Abrindo Caminhos, deputado Jalser Renier (SD), mais do que uma medalha essa conquista representa sonhos. “Essa atleta está conquistando, na verdade, o espaço dela no futuro, ao valorizar o passaporte dado por meio do Abrindo Caminhos. O apoio do empresário local é de fundamental importância porque mostra que é possível inserir a sociedade, através da iniciativa privada, no compromisso de resgatar a cidadania de nossas crianças, adolescentes e jovens”, disse.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

Naldo da Loteria apresenta projeto que garante fornecimento de uniforme escolar

Tramita na Assembleia Legislativa de Roraima, o projeto de lei de autoria do deputado Naldo da Loteria (PSB), que obriga a exigência do uniforme na rede pública estadual de ensino, bem como o fornecimento da vestimenta por parte do Governo do Estado. A ideia, segundo o parlamentar, é viabilizar o acesso ao uniforme escolar a todos os estudantes do Estado, principalmente quem é matriculado nos colégios militarizados, na Capital e no interior de Roraima.

“Esse projeto visa proteger as famílias de baixa renda. O fardamento das escolas militarizadas completo, por exemplo, fica em torno de R$ 800 e a maioria não tem condições de comprar”, justificou Naldo da Loteria. Dados da Secretaria de Educação do Estado (SEED), atualmente existem 20 mil alunos atendidos em escolas militarizadas, sendo 11 na Capital e sete no interior.

Segundo o deputado, essa iniciativa foi motivada após receber diversas demandas da população, principalmente das cidades mais afastadas de Boa Vista. “Se o Governo quer padronizar, que forneça o fardamento às pessoas”, ressaltou Naldo da Loteria.

O projeto de lei visa que todos os estudantes da rede pública de ensino estadual usem o uniforme nas dependências das escolas, uma forma de identificar, padronizar e disciplinar os discentes de cada unidade. Mas para que isso aconteça, o Governo terá que disponibilizar pelo menos dois uniformes para cada aluno matriculado, preferencialmente nas primeiras semanas de aula.

Por Yasmin Guedes

SupCom/ALE-RR

Zé Galeto sugere construção de unidade de saúde e escola em São João da Baliza