Participação na Unale garante defesa dos interesses de Roraima, diz Coronel Chagas

Com o espírito de defender os interesses do povo de Roraima, deputados estaduais estão participando da 22ª edição da União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), que começou nesta quarta-feira, 09, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul (RS) e que tem como tema ‘Os Desafios de um Novo Brasil’.

A conferência da Unale reúne anualmente os representantes do Poder Legislativo das 26 unidades da Federação e do Distrito Federal para estreitar laços e discutir se as políticas aprovadas e aplicadas nos estados vão ao encontro das necessidades de cada região.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Coronel Chagas (PRTB), ressalta a importância da presença do Poder Legislativo de Roraima no evento. “É importante participar porque esse fórum defende e constrói políticas que visam ao fortalecimento do Poder Legislativo estadual para propor ao Congresso Nacional emendas à Constituição, com o objetivo de alterar a legislação que é boa para determinada região de nosso país, mas prejudicial para outras unidades da Federação”, explicou.

Por meio da Unale é possível também ampliar os espaços de participação dos legislativos junto aos demais poderes. A ideia de que juntos são mais fortes funciona bem nessa conferência porque fortalece o princípio federativo, amplia as prerrogativas do legislador estadual e ainda dá suporte à gestão administrativa e institucional das assembleias legislativas.

“Sabendo da importância dessa conferência para fortalecer os poderes legislativos. Todos os anos o colegiado de presidentes se reúne para tratar dessa questão. É importante nós, de Roraima, estarmos presentes para trazer o pensamento do povo e do Poder Legislativo”, reforçou Coronel Chagas. O evento se encerra nesta sexta-feira, 11.

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR

 

UNALE 2018 – Servidores participam de encontro que discute melhorias para o Legislativo

Durante a 22ª Edição da Conferência promovida pela União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale), que iniciou hoje, 9 e segue até o dia 11, em Gramado no Rio Grande do Sul (RS), 19 servidores do Poder Legislativo de Roraima participam  do 40º Encontro Nacional, promovido pela  Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (FENALE).

O tema principal do evento é “O Legislativo que Nós Queremos!”, os servidores podem direcionar ideias para a gestão do Legislativo. A servidora da Assembleia Legislativa de Roraima, Jisleyde Rocha, explica que os debates são fundamentais para que os funcionários das Assembleias possam apresentar propostas e sugestões para contribuir com a melhoria dos serviços dentro do Poder Legislativo. Tudo ao final do evento se transformará na ‘Carta de Gramado’.

“Esta Carta será a reunião de tudo que estamos apresentando e discutindo nestes três dias, voltado para atualizações no legislativo. A proposta é colocar em prática ações que estão dando resultados em Assembleias de outros estados e assim possamos colaborar com o desenvolvimento da administração pública por meio do Poder Legislativo”, detalhou Jisleyde.

Na TV Assembleia – E para quem não foi a Gramado e deseja ficar por dentro de tudo que está acontecendo durante a 22ª Unale, pode acompanhar pela TV Assembleia canal 57.3, reportagens e flashes ao vivo na grade de programação e inserções no Jornal Assembleia Informa, que vai ao ar todos os dias a partir das 18 horas.

Mais – As atividades estão ocorrendo no Centro de Eventos de Gramado/RS, da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), localizado na rua São Pedro nº 663 – Centro, Gramado/RS CEP 95670-000.

Também é possível acompanhar a programação durante os três dias de eventos através do site: http://conferencia.unale.org.br/2018/22a-cnle-o-legislativo-que-nos-queremos-sera-o-tema-do-xl-encontro-da-fenale-em-gramado/.

 

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR

 

Candidato ao Prêmio ODS Brasil, Chame apresenta entidade durante seminário

O CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, é uma das entidades candidatas ao 1º Prêmio ODS Brasil (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançado nesta quarta-feira, 09, pela Secretaria Nacional de Articulação Social, durante um seminário no auditório do Sesi (Serviço Social da Indústria), um dos parceiros da Secretaria. Neste evento o Chame apresentou o trabalho que é desenvolvido pela instituição.

“Esse é um dia festivo para o Chame e para todas nós que trabalhamos desde 2009 atendendo as mulheres em situação de violência, trabalhando a prevenção e garantido os direitos e o atendimento psicossocial. Recentemente ganhamos o Prêmio Dr. Pinotti, que vamos receber dia 23 em Brasília. Já fizemos documentários internacionais e estamos com várias parcerias, inclusive com Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA)”, disse a procuradora adjunta, Sara Patrícia Farias.

Para Sara, prêmios não somente engradecem a instituição, mas também servem de alerta para toda a população. “Que sirvam de estímulo para toda a sociedade e todas as demais organizações governamentais e não-governamentais e também para a família, que possa voltar os olhos para a mulher roraimense, pois o Estado de Roraima ainda está num ranking muito triste em relação a isso. Que o prêmio incentive a todos a levantar a bandeira da igualdade de gênero, que também é uma bandeira da ONU”, complementou.

O secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Henrique Vila Costa Ferreira, explicou que esse prêmio é bienal e vai ser entregue até 2030. “O prêmio pretende inicialmente reconhecer esse conjunto de iniciativas transformadoras que estão acontecendo no território. Queremos reconhecer e jogar luz e sistematizar essas práticas. Não basta premiar as práticas e reconhecê-las, mas apresentá-las para outros atores no território que têm desafio similares”, explicou.

Essas boas iniciativas vão fazer parte de um banco de dados e estará disponível para que outras instituições, sejam públicas ou privadas, copiem a ideia. “O que tiver acontecendo no território com objetivos comuns poderá ser utilizado, compartilhado com quem ainda tem dificuldade de lidar com o mesmo problema”, complementou. Em todas as unidades da Federação está sendo lançado o prêmio.

As inscrições que iniciaram na segunda-feira, 7, são gratuitas e encerram no dia 29 de junho. Cada entidade pode inscrever até três práticas da sua categoria. O processo de avaliação, segundo o secretário, vai considerar como critérios o resultado gerado, participação dos beneficiários, replicabilidade e existência de parcerias. “O prêmio será entregue no final do ano no Palácio do Planalto e será um conjunto de notáveis da sociedade que vai escolher as entidades”, afirmou.

 

Por Marilena Freitas

SupCom/ALE-RR