UNALE 2018 – Deputados de Roraima são eleitos para nova diretoria do Parlamento Amazônico

Nesta sexta-feira, 11, último dia a 22ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), em Gramado no Rio Grande do Sul (RS), foi realizada a eleição para nova presidência do Parlamento Amazônico, que atuará no Biênio 2018/2019. O deputado Coronel Chagas (PRTB), que presidia o Parlamento, passou a presidência para o deputado Wellington do Curso (PP), do Estado do Maranhão (MA).

De Roraima foram eleitos: deputado Gabriel Picanço (PRB), 1ª vice-presidente; Lenir Rodrigues (PPS), primeira-secretária; Coronel Chagas (PRTB), secretário de Minas e Energia; Zé Galeto do (SD), secretaria de Agricultura; e o deputado Joaquim Ruiz (PDT), membro do Conselho Fiscal da Unale.

Chagas agradeceu o tempo que passou a frente do Parlamento Amazônico e disse que entregou a presidência para Wellington do Curso, com a certeza de que as demandas da região Norte continuarão sendo prioridade. “Quero agradecer e desejar sucesso para Wellington que é um deputado jovem em que tem liderança. Tenho confiança de que ele irá continuar defendendo a bandeira que engloba as causas de todos os estados da região Norte”, disse.

Como um dos resultados positivos do período em que esteve à frente do Parlamento 2017/2018, Coronel Chagas citou a efetivação dos Free Shops nas cidades de fronteiras do Brasil. “É um trabalho que deu certo, destravamos essa pauta na esfera federal e hoje é uma realidade. Bonfim estará lançando nos próximos dias editais para o leilão de terrenos e diversas empresas de outros países, locais e regionais já estão fazendo contato com a prefeitura do município, demostrando interesse em adquirir esses lotes para edificar os comércios. Em poucos anos teremos uma realidade totalmente diferente para economia do município e de todo Estado”, comemorou.

O presidente eleito, deputado do Maranhão, Wellington do Curso, ressaltou que vai honrar a confiança e que compreende a importância do Parlamento Amazônico quanto às causas que envolvem os estados do Norte. “Vamos fazer uma gestão compartilhada, pois todas as demandas que chegarem não serão tratadas como individuais e trabalharemos sempre pelo coletivo em apoio a todos os estados que integram o Parlamento Amazônico. Esse é um ano muito importante e o próximo presidente da República, tem que ter o olhar voltado para a região Norte, principalmente com relação as fronteiras, Free Shops, segurança e imigração”, enfatizou.

Parlamento Amazônico – É formado por deputados estaduais dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins. O objetivo é buscar alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico para os desafios vivenciados na Amazônia.

Por Tarsira Rodrigues

SupCom/ALE-RR