Pular para o conteúdo

Desfibrilador Cardíaco é instalado na Assembleia Legislativa

Fotos: SupCom ALERR

O Estado de Roraima ocupa o último lugar no ranking da pesquisa do Ministério da Saúde, com taxa de 0,88 de óbitos, a cada 100 mil habitantes, por infarto agudo do miocárdio, popularmente conhecido como parada cardíaca ou infarto, que é a segunda causa de morte mais comum no mundo. Como prevenir é melhor que remediar, a Assembleia Legislativa de Roraima instalou na Guarda Militar, um Desfibrilador Cardíaco Externo Automático. O local é de fácil acesso e sempre tem a presença de um policial de plantão e treinado, que poderá auxiliar qualquer pessoa na hora de uma eventual emergência.

O Poder Legislativo de Roraima sai na frente com essa iniciativa, haja vista que tramita na Comissão de Seguridade Social e Família um projeto de lei que visa tornar obrigatória a manutenção e disponibilização de desfibrilador cardíaco em locais de grande movimento. “A Assembleia Legislativa é a Casa do povo e, como tal, recebe diariamente expressiva quantidade de pessoas, além dos nossos servidores. Então adquirimos o Desfibrilador Automático para que, diante de uma eventual emergência, possamos reverter uma parada cardíaca e salvar uma vida”, disse o presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD).

O aparelho pode ser operado por qualquer pessoa, conforme explica a enfermeira Luciana Gomides. “Desde que a pessoa se mantenha calma na hora de operar, o próprio aparelho dá todos os passos que devem ser seguidos na hora de operá-lo. A nossa orientação é que em caso de uma pessoa desmaiar dentro da instituição, que chamem de imediato um policial da Guarda Militar da Assembleia, para que seja executado o atendimento, e mesmo que não tenha servidores do ambulatório, os policiais já foram treinados para essa situação”, explicou.

Conforme detalhou Luciana, na hora da emergência, o primeiro atendimento é verificar se a pessoa está respirando e se tem pulso. “Em seguida, vamos fazer as massagens cardíacas com o desfibrilador, enquanto outra pessoa aciona o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). É importante na hora do atendimento manter a calma”, ressaltou.

O chefe da Guarda Militar, coronel Natanael Felipe, disse que todos os policiais fizeram o treinamento para aprender a manusear o desfibrilador em casos de urgência. “É um treinamento simples, e não é complicado utilizar o equipamento. Todos os policiais da Guarda Militar da Assembleia estão treinados para, se for o caso, usar o aparelho”, afirmou.

Desfibrilador – É um gerador de energia elétrica de tensão regulável, capaz de estimular o coração com dificuldades de contração. Ele traz as instruções que são repassadas por meio de um dispositivo de som.

 

Marilena Freitas

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas