EM ALTO ALEGRE – Mulheres da Vila Recrear participam de Curso de Panificação

Fotos: SupCom ALERR

Com a finalidade de estimular e impulsionar o trabalho de mulheres da Vila Recrear em Alto Alegre, para que elas se tornem capazes de gerar renda para o sustento da família, a Assembleia Legislativa de Roraima, por meio do Núcleo do Poder Legislativo naquele município, promoveu um Curso de Panificação, quando elas aprenderam as técnicas para produção de salgados. A capacitação foi realizada nessa quinta-feira, 24, e contou com 40 participantes.

Segundo a dona de casa Valdinéia Melo do Carmo, o sustento de muitas famílias é originado de trabalhos nas fazendas da localidade e diárias nas plantações. Com o curso, ela espera que muitas mulheres tenham outra forma de contribuir com o giro da economia. “Será uma renda extra pra nós. Vamos juntar um grupo de mães para produzir os salgados para vendermos e gerar um lucro”, contou.

Entre os ensinamentos, as mães conheceram técnicas de produção de massa sem leite e sem manteiga para os intolerantes a lactose, recheios, além de fazerem quitutes para coquetéis. O Curso de Panificação teve duração de quatro horas, divididos em duas turmas, pela manhã e à tarde, com 20 alunas cada, e foi ministrado na quinta-feira, 24.

Esmeralda Gualterbo também visa a geração econômica da comunidade e espera que o Poder Legislativo proporcione mais oportunidades como este às mulheres. “Pela falta de emprego, isso será muito rentável para nós”, disse ela.

A ação faz parte da extensão do Núcleo da Assembleia Legislativa de Alto Alegre para comunidades vizinhas a sede. Os moradores terão a disposição aulas de Jiu-jitsu e Coral, que acontecerão na Escola Municipal Tropical. “A mãe vai trabalhar sabendo que o filho vai à escola de manhã e a tarde para uma atividade, terá o que praticar”, complementou Valdinéia.

O resultado do curso foi demonstrado em um evento alusivo ao Dia das Mães, com a exposição e seguinte degustação de todo os produtos confeccionados pelas mulheres da comunidade. Houve apresentação do Coral Infantil do Abrindo Caminhos e Alto Alegre e da Orquestra de Violão do programa.

O professor de Coral, Dohnny Dantas, é o responsável em levar a proposta ao Poder Legislativo para estender as ações do Núcleo ao Recrear. “Quando eu vim para cá, percebi que aqui já tinha público, crianças suficientes para iniciar um coral. Além do Coral, fizemos também o Jiu-Jitsu e nós já temos cerca de 130 inscritos”, acrescentou.

Para o coordenador do Núcleo da Assembleia Legislativa em Alto Alegre, Francisco Kléber Alves, este evento marcou um novo momento para as pessoas daquela região. “Já fizemos algumas visitas e estamos estudando a melhor maneira de trazer para cá, para o Recrear, o Abrindo Caminhos e a Escola do Legislativo, pois eles participam muito lá com a gente [na sede]”, resumiu.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), esteve na celebração e contou que atividades como essa, o curso voltado as mães e as atividades para crianças e adolescentes, fortalece a localidade e oferta mais crescimento pessoal aos cidadãos. “Vimos aqui em Alto Alegre que o trabalho vem dando certo e está sendo bem feito”, complementou.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR