Fotos: SupCom ALERR
Para orientar e deixar os fornecedores conscientes dos direitos e deveres sobre a legislação prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC), a equipe do Procon Assembleia visitou na tarde desta sexta-feira, 25, seis empresas do ramo de autopeças na área comercial localizadas entre os bairros São Vicente e Pricumã, na zona Sul da Capital.
Foram levados aos lojistas e clientes, informações sobre o direito do consumidor e do fornecedor e a distribuição de materiais como o Manual de Defesa do Consumidor e adesivos com número de telefone do Procon Assembleia.
José Ribamar Barreiros é gerente de um dos estabelecimentos visitados e afirma que, em 15 anos, esta é a primeira vez que recebe a visita de um órgão que atua na defesa do consumidor. “Acho uma ótima iniciativa e com isso ficamos mais informados sobre os nossos direitos e deveres e onde podemos buscar ajuda para resolver possíveis problemas”, afirmou.
O mesmo pensamento tem o empresário Fabiano da Silva. Ele revela que está no mercado há 19 anos e que também não tinha recebido a visita de equipes técnicas com informações sobre a legislação que abrange os direitos e deveres dos consumidores e fornecedores. “Visitas educativas com orientações é a primeira vez. É uma ideia muito bacana, pois trazer a informação para mais perto dos empresários nos ajuda a diminuir demandas negativas que possamos ter futuramente”, ressaltou.
Levar a legislação para mais perto da sociedade é exatamente a proposta do Procon Assembleia e, segundo a advogada do órgão de defesa do consumidor do Poder Legislativo, Priscila Vanderlei, as ações só trazem benefícios para as relações de consumo. “A ideia é deixar o fornecedor ciente de que ele também possui direitos, além dos deveres e que se ele enfrentar algum problema, o Procon Assembleia pode auxiliar com a orientação correta”, esclareceu.
Além de todas essas orientações, o Procon também oferece palestras educativas para fornecedores que tiverem interesse em deixar as equipes mais qualificadas. Para solicita é só entrar em contato, o órgão de defesa do consumidor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na rua Agnelo Bitencourt, nº 213, no Centro. É necessário encaminhar um ofício ao endereço ou entrar em contato pelos telefones 0800 095 0047 ou 4009 4820.
Tarsira Rodrigues
SupCom ALERR