Pular para o conteúdo

Oleno Matos pede criação de Laboratório Genético no IML de Roraima

Foto: SupCom ALERR

Roraima está entre os cinco estados brasileiros que não têm um Laboratório Genético Forense, conforme determinação da Lei Federal nº 12.654/12, que prevê a coleta de material genético como forma de identificação criminal. O deputado Oleno Matos (PCdoB) apresentou na Assembleia Legislativa esta semana uma indicação parlamentar ao Poder Executivo para a criação de um ambiente para instalação do referido laboratório no IML (Instituto Médico Legal), da Polícia Civil.

Segundo ele, há alguns anos o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) enviou os equipamentos, mas com a ausência do espaço adequado, não foi possível a implantação do laboratório em Roraima. “Tendo em vista ser um estado fronteiriço, tomamos as providências em fazer uma indicação e encaminhar ao Poder Executivo para que, urgentemente, consigamos um local adequado”, disse o parlamentar ao esclarecer que Roraima está na vez para receber estes equipamentos.

Com o Laboratório Genético Forense em funcionamento, detalhou Oleno Matos, será mais fácil desvendar casos de crimes, principalmente os de natureza grave, pois será possível a coleta de DNA em condenados, de maneira indolor. As informações obtidas através dos exames são encaminhadas para um banco de dados de DNA, a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, resultado de uma parceria da Polícia Federal brasileira com o FBI, uma unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. “Não é um prédio com um custo grande, algo em torno de 100 metros quadrados para que possamos informar ao Ministério da Justiça que nós estamos preparados para receber esse laboratório e esses equipamentos possam ser encaminhados”, complementou o parlamentar.

O deputado adiantou que, em breve, uma equipe da SENASP estará no Estado para avaliação do ambiente, e ele pretende acompanhar junto ao Governo do Estado a escolha de um local adequado para recebimento destes equipamentos.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas