Foto: SupCom ALERR

Alunos e professores da Capital e do Interior que integram o coral do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, tiveram uma aula diferente na noite desta terça-feira (12), com a participação do maestro Zacarias Fernandes, do projeto Amazônia em Coro, do Amazonas.

Cerca de 120 crianças e adolescentes, com idades entre 7 a 17 anos, e instrutores dos Núcleos da Assembleia Legislativa no interior participaram da aula-laboratório, realizada na sede da instituição, no bairro Cambará.

Os alunos receberam aulas de técnicas vocais e gestuais. Antes, acompanhado da maestrina Kastorijane Oliveira, o maestro conheceu um pouco do que é desenvolvido pelos professores em Roraima.

Para ele, foi gratificante acompanhar de perto a execução do programa desenvolvido pelo Poder Legislativo. “Roraima tem mantido a tradição em coros com o Abrindo Caminhos, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Roraima. Me deixa feliz ver esse projeto alcançando crianças e jovens, alguns até em situação de risco”, elogiou.

Os regentes participaram ainda de um workshop cujo conteúdo teve como base a apresentação do Amazônia em Coro, onde foram apresentados elementos unificadores do canto coral e a prática de repertório e gestual básico. “Quem sabe possa surgir uma parceria com essa troca de experiência, pois são pessoas com uma boa base prática e que pode se aprofundar mais e melhorar”, pontuou o maestro, ao acrescentar que é importante que haja uma linguagem unificada entre os instrutores para que, futuramente, os grupos possam ter apresentações com as mesmas técnicas.

O regente de Caracaraí, Maicon Rocha, disse que a qualificação disponibilizada pelo Poder Legislativo aos profissionais da Casa possibilita um maior aprendizado. “A gente pode passar mais para aquelas crianças e muitas são carentes, muitas não terão a oportunidade de receber esse conhecimento, pois a musica é uma arte e estamos ali para acolher, cantar e divertir”, frisou.

A coordenadora do programa Abrindo Caminhos, Viviane Lima, explicou que, em breve, os profissionais poderão continuar o aprendizado com a volta do maestro para Boa Vista. “Com a presença do maestro Zacarias ensinando um pouco mais aos nossos instrutores, com certeza foi uma tarde muito proveitosa”, contou.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR