Foto: SupCom ALERR

A torrencial chuva da manhã deste sábado (16) não impediu que os alunos da Escola do Legislativo Cursos Preparatórios – unidade Sílvio Botelho comparecessem ao 8º Sabadão Concurseiro. Ávidos por conhecimento, aproximadamente 200 concurseiros fizeram uma prova simulada no período da manhã, com os conteúdos do edital do concurso da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR).

Em seguida, além de repassarem o gabarito, os professores fizeram a correção comentada dos exercícios de Português, Direito Constitucional e Direito Tributário. “Mesmo sendo uma manhã com bastante chuva, os concurseiros de plantão não faltaram neste penúltimo Sabadão, onde puderam tirar as dúvidas e aprender com as dicas que dos professores durante a correção comentada”, explicou.

Muitos responderam ao simulado com parte da roupa encharcada. O concurseiro Anciomar Carneiro, de 28 anos, saiu de motocicleta do bairro Santa Tereza. Ele vai fazer o concurso da Polícia Militar (PM), mas não perdeu a oportunidade de estudar as disciplinas disponibilizadas neste penúltimo Sabadão. “Estou seguindo a orientação dos professores, e já que algumas das matérias deste Sabadão servirão para PM, aproveitei para ver como está meu conhecimento”, disse.

O objetivo e a determinação são semelhantes, mas as histórias de vida diferentes. Grávida de 9 meses e prestes a entrar em trabalho de parto, a servidora pública Thais Jhennifer Leite Bandeira, de 25 anos, estuda em média seis horas por dia para passar no concurso da Assembleia Legislativa. Ela agendou o parto para depois da prova e a fé de que tudo sairá do jeito que planejou a motivadora para conquistar a estabilidade profissional. “Tem dias que estudo até 12 horas e ainda acho que é pouco. Mas aí paro e penso, há concorrentes que não estudam. Não consigo pensar em outra possibilidade [senão ser aprovada]”, contou.

Conforme a professora Cristina Mello, todos os alunos são tratados de acordo com a necessidade, e a gestante Thais recebe tratamento diferenciado na Escola do Legislativo. “Ela senta em um lugar especial para se sentir mais à vontade, porque a barriga está muito grande. Assim como ela, tantos outros, como mães e pais que trazem os filhos são bem tratados”, observou a coordenadora.

A estudante Rafaela Silva, de 27 anos, moradora do bairro Cinturão Verde, para chegar à Escola do Legislativo, ajuda nas despesas do combustível e vai de carona com uma amiga, mas não perde as aulas ofertadas nos Sabadões. “O curso daqui não deixa a desejar aos cursos particulares. É a mesma estrutura, o mesmo conteúdo, mas os professores da Escola do Legislativo são muito dedicados, preparados e até disponibilizam o telefone para a gente tirar dúvida. Além disso, o material didático é gratuito”, elogiou.

HOMOLOGAÇÃO – As inscrições do concurso público serão homologadas na próxima segunda-feira, 18. Na ocasião será divulgada a relação definitiva dos inscritos, após os recursos deferidos, e o local das provas. No total, 14.660 candidatos se inscreveram. A prova será realizada no dia 24 de junho.

Marilena Freitas

SupCom ALERR