CONCURSO DA ASSEMBLEIA – Provas serão aplicadas neste domingo a partir das 8h

Candidatos devem comparecer aos locais de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência

As provas do concurso público da Assembleia Legislativa serão realizadas conforme o horário local, e não o de Brasília (DF). Portanto, a aplicação será realizada neste domingo (24), de 8h às 12h para os cargos de nível superior e de 14h às 18h para os cargos de nível médio. Já os candidatos ao cargo de procurador farão as provas das 8h às 13h, em local divulgado no Cartão de Confirmação de Inscrição.

O candidato deverá comparecer ao local de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência, com o documentos de identificação, caneta esferográfica de tinta preta ou azul fabricada em material transparente e Cartão de Confirmação de Inscrição.

São aguardados 14.668 candidatos inscritos para uma das 41 vagas ofertadas. As provas para os cargos de nível superior serão aplicadas no período da manhã à tarde para nível médio.

“São dez escolas estaduais reservadas para os concorrentes aos cargos de nível superior, e 24 para os cargos de nível médio”, explicou o superintendente geral da Assembleia Legislativa, Andreive Ribeiro.

Para saber o local em que fará prova, o candidato deve acessar o site da Funrio (http://www.funrio.org.br/), instituição realizadora do concurso, e clicar no edital para o qual está inscrito. Em seguida, clicar no link “Área do Candidato” e preencher os dados pedidos. Quando a área do candidato for aberta, localizar o quadro “Ações”, e clicar no botão “Cartão de Confirmação de Inscrição”. Lá estão todos os dados do local em que o candidato fará prova. Este cartão deve ser impresso e apresentado no dia do exame.

GABARITO – Na segunda-feira (25) serão divulgados os gabaritos preliminares das provas da 1ª etapa e dos exemplares dos Cadernos de Questões, no endereço eletrônico www.funrio.org.br. No dia 03 de julho serão disponibilizadas as imagens do cartão-resposta das provas da primeira etapa e de 4 a 6 de julho, será aberto o prazo para interposição de recursos contra gabarito.

SupCom ALERR

CONCURSO DA PM – Escola do Legislativo reforça preparação de alunos do Sul do Estado

Núcleos da Assembleia ofertam aulas de História e Geografia de Roraima e Português a partir desta sexta-feira (22)

Foto: SupCom ALERR

Para atender as demandas da comunidade, a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR), por meio dos Núcleos da Escola do Legislativo nos municípios de São João da Baliza e Rorainópolis, oferta cursos preparatórios intensivos para o concurso da Polícia Militar (PM). As aulas são gratuitas, a partir desta sexta-feira (22) das 18h às 22h. Ao todo são ofertadas 150 vagas.

O curso de Geografia de Roraima está sendo ofertado pelo Núcleo de São João da Baliza, a 321 km de Boa Vista. Os interessados devem se inscrever na rua Perimetral Norte, esquina com a João Cristóvão, s/n, Centro. A aula será ministrada pelo professor Josecyr Alves.

Já em Rorainópolis, a 352 km de Boa Vista, a aula será de História de Roraima, proferida pelo professor Kleber Medeiros. O Núcleo está localizado na rua Maranhão, nº 1.314, bairro Nova Cidade. O conteúdo de todas as aulas será de acordo com o edital do concurso público da PM.

 “A Escola do Legislativo tem intensificado as ações nos núcleos e, além dos cursos de inglês, espanhol e informática, oferta também os preparatórios para concurso. Em São João da Baliza, estão sendo ofertadas 50 vagas e já temos 30 alunos inscritos. Em Rorainópolis, são disponibilizadas 100 vagas e 80 pessoas já estão inscritas”, disse a diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo.

Segundo a diretora, no decorrer da semana, os núcleos terão outras programações que atendem o edital da PM. O material disponibilizado durante as aulas é totalmente gratuito.

INSCRIÇÃO – Os interessados devem procurar os Núcleos da Escola do Legislativo nos municípios e efetuar a inscrição. “Não é preciso levar documento, apenas preencher uma ficha e assistir à aula”, ressaltou a diretora.

Marilena Freitas

SupCom ALERR

CONCURSO DA ASSEMBLEIA – Aulão terá referências nacionais em preparação para concursos

Sabadão Concurseiro terá a presença dos preparadores Pedro Medula e Gabriela Xavier, a partir das 9h no plenário da Assembleia Legislativa

 

Foto: SupCom ALERR

 

Às vésperas da realização do concurso público da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), a instituição realizará um aulão especial, com a presença dos professores de renome nacional Pedro Medula e Gabriela Xavier. O Sabadão Concurseiro será realizado no plenário Noêmia Bastos Amazonas, no prédio do Poder Legislativo, das 9h às 19h, totalmente gratuito e aberto à população.

Será um dia inteiro para revisão do conteúdo previsto no edital, com aulas de raciocínio lógico (11h – 12h), informática para concurso (12h – 13h), regimento interno da ALE-RR (14h – 15h), português (15h – 16h), direito constitucional (16h – 17h), direito tributário (17h – 18h) e direito administrativo (18h – 19h).

A abertura do evento será feita pelo treinador de estudantes Pedro Medula, que pela primeira vez em Boa Vista, diz estar empolgado com o evento. “O aulão de amanhã será muito mais que uma junção de conhecimento, será um espetáculo. A revisão na véspera serve justamente para trazer à tona todo o conhecimento dos alunos que estudaram ao longo do tempo”, enfatizou.

Medula é treinador de estudantes do Brasil e Fundador da Academia de Aprendizagem Tae Club. No esporte, foi atleta profissional e quarto lugar mundial de skate de velocidade. Nos estudos, aprovado entre os primeiros lugares em concursos federais, estaduais e municipais e, aos 31 anos, saiu do serviço público para empreender.

A partir das 18h, o evento terá a participação da Especialista em Direito Administrativo e Direito Constitucional, Gabriela Xavier. Ela é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, advogada e professora de Direito Administrativo em cursinhos preparatórios para concursos públicos e universidades há mais de cinco anos.

A advogada tem perfis nas redes sociais voltados a ensinar a matéria, por meio de dicas rápidas. “Meu grande objetivo é tornar o Direito Administrativo mais simples, de fácil entendimento e memorização. Eu sou apaixonada por essa disciplina e quero, cada vez mais, impulsionar os meus alunos para a aprovação nos concursos públicos em todo o país”, diz.

Todos os participantes receberão material com as questões a serem respondidas pelos professores durante a aula. Haverá ainda, nos intervalos, música para animar ainda mais o 9º Sabadão Concurseiro. “O espaço vai atender um número maior de pessoas interessadas no concurso público. Todas as disciplinas trabalhadas neste aulão servirão para tirar dúvidas quanto ao concurso da ALE e servirão para outros concursos”, explicou a diretora da Escola do Legislativo, Leila Perussolo.

Confira o horário de cada disciplina: 

Horário Disciplina Professora
09h às 10h30 Abertura Pedro Medula
11h às 12h Raciocínio Lógico Abel mangabeira
12h às 13h Informática para Concurso Jozimael Silva
14h às 15h Regimento Interno da ALE Luís Fernando
15h às 16h Português Laeny Amaral e Vanessia Noronha
16h às 17h Direito Constitucional Junior Vieira
17h às 18h Direito Tributário Lausson Magalhães
18h às 19h Direito administrativo Andreive Ribeiro

 

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Deputados aprovam 24 de junho como Dia Estadual do Quadrilheiro Junino

Data é uma homenagem aos artistas que movimentam não apenas a cultura, mas a economia no Estado

Fotos: SupCom ALERR

Para valorizar as pessoas envolvidas nas quadrilhas juninas, um movimento importante da cultura roraimense, foi aprovado na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) um projeto de lei que escolheu 24 de junho como o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino. A proposta de autoria do deputado Evangelista Siqueira (PT) aprovada em sessão e aguarda análise do Governo do Estado.

Como justificativa, Evangelista afirma que as Quadrilhas Juninas fazem parte da tradição da cultura popular, na qual os santos católicos são celebrados, em muitos estados, ao longo de todo o mês de junho. A data coincide com o dia de São João.  Também no mês de junho são os dias de Santo Antônio (13) e São Pedro (29).

O parlamentar considera que a aprovação por parte dos colegas deputados é uma demonstração de respeito com este segmento da cultura local. “É uma valorização, pois sabemos que os quadrilheiros movimentam não apenas a cultura, mas a economia no Estado nos meses de junho e julho. Mais do que criar o dia, esse projeto homenageia aqueles que se dedicam ao longo do ano inteiro em ensaiar, criar um tema e alegorias”, reforçou o parlamentar.

Segundo o projeto, são considerados quadrilheiro juninos todas as pessoas que utilizam a quadrilha junina como expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição a partir das culturas populares. O projeto já seguiu para sanção do Governo do Estado e, se sancionado, passa a valer a partir data de publicação no Diário Oficial do Estado de Roraima (DOE).

 

 

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR