Pular para o conteúdo

Deputados aprovam 24 de junho como Dia Estadual do Quadrilheiro Junino

Data é uma homenagem aos artistas que movimentam não apenas a cultura, mas a economia no Estado

Fotos: SupCom ALERR

Para valorizar as pessoas envolvidas nas quadrilhas juninas, um movimento importante da cultura roraimense, foi aprovado na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) um projeto de lei que escolheu 24 de junho como o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino. A proposta de autoria do deputado Evangelista Siqueira (PT) aprovada em sessão e aguarda análise do Governo do Estado.

Como justificativa, Evangelista afirma que as Quadrilhas Juninas fazem parte da tradição da cultura popular, na qual os santos católicos são celebrados, em muitos estados, ao longo de todo o mês de junho. A data coincide com o dia de São João.  Também no mês de junho são os dias de Santo Antônio (13) e São Pedro (29).

O parlamentar considera que a aprovação por parte dos colegas deputados é uma demonstração de respeito com este segmento da cultura local. “É uma valorização, pois sabemos que os quadrilheiros movimentam não apenas a cultura, mas a economia no Estado nos meses de junho e julho. Mais do que criar o dia, esse projeto homenageia aqueles que se dedicam ao longo do ano inteiro em ensaiar, criar um tema e alegorias”, reforçou o parlamentar.

Segundo o projeto, são considerados quadrilheiro juninos todas as pessoas que utilizam a quadrilha junina como expressão artística cantada, dançada ou falada transmitido por tradição a partir das culturas populares. O projeto já seguiu para sanção do Governo do Estado e, se sancionado, passa a valer a partir data de publicação no Diário Oficial do Estado de Roraima (DOE).

 

 

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas