PARCERIA – Assembleia Legislativa e organização social levam cidadania ao bairro Asa Branca

População teve acesso aos programas do Poder Legislativo e pôde resolver problemas relacionados à previdência social e telecomunicações

Foto: SupCom ALERR

A parceria entre o espaço social Casa Jovem e a Assembleia Legislativa resultou em uma ação social com a participação dos programas permanentes do Poder Legislativo, que incluiu palestras, serviços de utilidade pública e recreação. A ação foi realizada na tarde deste sábado (23), no bairro Asa Branca, zona Oeste de Boa Vista.

Jovens entre 16 e 20 anos participaram de palestras educativas sobre empreendedorismo e educação ambiental, ministradas pelos técnicos da Escola do Legislativo. O estudante Wesley Vieira, de 16 anos, participa do projeto social há mais de um ano e tem como meta fazer a diferença na vida de outros jovens pela educação.

“Achei muito útil [a roda de conversa], não só na minha vida quanto na vida dos outros jovens também, porque além de empreendedorismo, falaram sobre reciclagem, meio-ambiente e isso é muito importante todos os jovens saberem”, disse Vieira.

Com o tema Educação Empreendedora, a palestra proferida pelo técnico da Escola do Legislativo, Wilson Jordão, falou sobre como o empreendedorismo pode mudar o contexto de uma sociedade. “Tivemos essa conversa e, a partir de agora, estaremos à disposição da Casa Jovem Roraima para intensificarmos a educação empreendedora nesse espaço social”, contou.

A Casa Jovem Roraima, entidade sem fins lucrativos, funciona há um ano e meio no Estado e já atendeu a mais de 300 jovens com atividades educacionais, culturais e comportamentais.

Conforme explicou o coordenador do local, Janderson Brito, o nome Casa Jovem foi dado para incentivar o conhecimento e respeito deste público à comunidade em que vive. “Para mostrar a essa galera jovem que toda essa questão começa dentro de casa”, salientou. A parceria com o Poder Legislativo – complementou, mostra aos jovens que a Assembleia Legislativa tem se preocupado com o desenvolvimento da sociedade.

Durante a ação da Escola do Legislativo no bairro Asa Branca, várias pessoas aproveitaram para tirar dúvidas e conhecerem mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela Procuradoria Especial da Mulher, através do CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), do Procon Assembleia, Fiscaliza Roraima, CAM (Centro de Apoio aos Municípios), além de realizar inscrição para o preparatório da PM (Polícia Militar) da Escola do Legislativo e participar da recreação infantil pelo Abrindo Caminhos.

PARCEIROS – Sem contribuir com a Previdência Social, a autônoma Raimunda Abreu da Cunha soube que o INSS estaria na Ação do bairro Asa Branca e correu para tirar sua principal dúvida: como garantir a aposentadoria no futuro? “Como não trouxe todos os meus documentos, terei que procurar a instituição com uma declaração de renda, mas pelo menos já saí com as informações que precisava”, frisou.

Isso foi possível graças à parceria com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que esteve na ação, assim como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Para a coordenadora de projetos especiais da Assembleia Legislativa, Eumaria Aguiar, a instituição está ampliando as parcerias. “Esse é um serviço que já acontece há muito tempo. Os projetos que aqui estão trouxeram formas de atender à necessidade da população”, explicou.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Provas do concurso da Assembleia Legislativa são aplicadas neste domingo

Mais de 14 mil candidatos disputam uma das 41 vagas ofertadas no certame

 

Foto: SupCom ALERR

Para mais de 14 mil candidatos, o domingo (24) foi dia de acordar cedo e ir em busca do sonho da estabilidade profissional por meio do ingresso no serviço público. A prova do concurso da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) está sendo realizada de 8h às 12h para os cargos de nível superior em dez escolas. À tarde, das 14h às 18h serão aplicadas as provas para os cargos de nível médio em 24 locais.

O candidato, Lacerda Carvalho, de 31 anos, está disputando uma das vagas para o cargo de assessor técnico legislativo, cargo mais concorrido do certame, e afirma que as expectativas são melhores, uma vez que ele vem se preparado há cinco meses.

“É um concurso que muita gente esperava e se preparava. O Poder Legislativo é atrativo pela carreira promissora, pelo compromisso com os servidores, e o papel que ele exerce perante a sociedade. Estudei em casa, fiz cursinhos e agora espero um bom resultado”, acredita o candidato.

Alexandre Ribeiro Bezerra, de 41 anos, veio de Minas Gerais (MG) para prestar o concurso e já fez mais de dez certames pelo Brasil, dos quais em três ele obteve aprovação. “Inicialmente fazemos uma busca pelos estados que estão realizando certames e decidimos pelo melhor cargo e daí iniciamos uma preparação especifica para o concurso. Foco e concentração que uma hora nosso momento chega”, detalhou o concurseiro.

 O superintendente geral da Assembleia Legislativa, Andreive Ribeiro, avalia a aplicação das provas como organizada. “Os alunos estão tranquilos e preparados. O concurso está transcorrendo de maneira organizada e com isso esperamos o melhor resultado”, concluiu o superintendente.

PROCURADOR – Os candidatos ao cargo de procurador não realizaram as provas. Por volta das 8h20 da manhã deste domingo (24), a Funrio –  empresa organizadora do concurso público –  informou à Assembleia Legislativa sobre a suspensão da prova para este cargo, em razão de uma fissura de 20 cm identificada em um dos envelopes de prova. Para assegurar a lisura e a transparência do processo, as provas para o cargo foram canceladas, com a liberação do caderno de questões do certame para os candidatos.

A empresa informou ainda estar adotando as providências para a apresentação de um novo cronograma para esse cargo em específico, e os alunos que não quiserem fazer a prova ou não puderem na nova data terão reembolsados o valor da taxa de inscrição.

 

Tarsira Rodrigues

SupCom ALERR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima informa ter sido notificada por volta das 8h20 da manhã deste domingo, dia 24, pela Funrio, empresa organizadora do concurso público do Poder Legislativo, da suspensão da prova para o cargo de procurador, em razão de uma fissura de 20 cm identificada em um dos envelopes de prova.

A Funrio esclareceu que com o objetivo de assegurar a lisura e a transparência do processo cancelou as provas, e atendeu ao direito dos alunos de levar o caderno de questões do certame.

A empresa informou ainda estar adotando as providências para a apresentação de um novo cronograma para esse cargo em específico, e os alunos que não quiserem fazer a prova ou não puderem na nova data terão reembolsados o valor da taxa de inscrição.
SupCom ALE-RR