Pular para o conteúdo

PARCERIA – Assembleia Legislativa e organização social levam cidadania ao bairro Asa Branca

População teve acesso aos programas do Poder Legislativo e pôde resolver problemas relacionados à previdência social e telecomunicações

Foto: SupCom ALERR

A parceria entre o espaço social Casa Jovem e a Assembleia Legislativa resultou em uma ação social com a participação dos programas permanentes do Poder Legislativo, que incluiu palestras, serviços de utilidade pública e recreação. A ação foi realizada na tarde deste sábado (23), no bairro Asa Branca, zona Oeste de Boa Vista.

Jovens entre 16 e 20 anos participaram de palestras educativas sobre empreendedorismo e educação ambiental, ministradas pelos técnicos da Escola do Legislativo. O estudante Wesley Vieira, de 16 anos, participa do projeto social há mais de um ano e tem como meta fazer a diferença na vida de outros jovens pela educação.

“Achei muito útil [a roda de conversa], não só na minha vida quanto na vida dos outros jovens também, porque além de empreendedorismo, falaram sobre reciclagem, meio-ambiente e isso é muito importante todos os jovens saberem”, disse Vieira.

Com o tema Educação Empreendedora, a palestra proferida pelo técnico da Escola do Legislativo, Wilson Jordão, falou sobre como o empreendedorismo pode mudar o contexto de uma sociedade. “Tivemos essa conversa e, a partir de agora, estaremos à disposição da Casa Jovem Roraima para intensificarmos a educação empreendedora nesse espaço social”, contou.

A Casa Jovem Roraima, entidade sem fins lucrativos, funciona há um ano e meio no Estado e já atendeu a mais de 300 jovens com atividades educacionais, culturais e comportamentais.

Conforme explicou o coordenador do local, Janderson Brito, o nome Casa Jovem foi dado para incentivar o conhecimento e respeito deste público à comunidade em que vive. “Para mostrar a essa galera jovem que toda essa questão começa dentro de casa”, salientou. A parceria com o Poder Legislativo – complementou, mostra aos jovens que a Assembleia Legislativa tem se preocupado com o desenvolvimento da sociedade.

Durante a ação da Escola do Legislativo no bairro Asa Branca, várias pessoas aproveitaram para tirar dúvidas e conhecerem mais sobre os trabalhos desenvolvidos pela Procuradoria Especial da Mulher, através do CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), do Procon Assembleia, Fiscaliza Roraima, CAM (Centro de Apoio aos Municípios), além de realizar inscrição para o preparatório da PM (Polícia Militar) da Escola do Legislativo e participar da recreação infantil pelo Abrindo Caminhos.

PARCEIROS – Sem contribuir com a Previdência Social, a autônoma Raimunda Abreu da Cunha soube que o INSS estaria na Ação do bairro Asa Branca e correu para tirar sua principal dúvida: como garantir a aposentadoria no futuro? “Como não trouxe todos os meus documentos, terei que procurar a instituição com uma declaração de renda, mas pelo menos já saí com as informações que precisava”, frisou.

Isso foi possível graças à parceria com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que esteve na ação, assim como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Para a coordenadora de projetos especiais da Assembleia Legislativa, Eumaria Aguiar, a instituição está ampliando as parcerias. “Esse é um serviço que já acontece há muito tempo. Os projetos que aqui estão trouxeram formas de atender à necessidade da população”, explicou.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas