Pular para o conteúdo

DEFENSORIA PÚBLICA – Presidente de associação nacional conhece projetos da Assembleia Legislativa

Representante esteve na Casa nesta terça-feira para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo relacionado aos direitos humanos

Foto: SupCom ALERR

O presidente da Associação Nacional dos Defensores e Defensoras Públicas (Anadep), Antônio Maffezoli, esteve na manhã desta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa de Roraima para conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo relacionado aos Direitos Humanos, parte deles envolvendo a Defensoria Pública do Estado (DPE).

Ele, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), a deputada Lenir Rodrigues (PPS) e a presidente da Associação dos Defensores e Defensoras do Estado de Roraima, Elcianne Viana, pôde conhecer os programas permanentes da Casa, com foco na atuação da Procuradoria Especial da Mulher, por meio de projetos como o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas e o Grupo Reflexivo Reconstruir, voltado para homens com histórico de atitudes agressoras.

Estes projetos têm trabalhos em parceria com a Defensoria Pública, como a ação Diálogos na Sala de Espera, que promove palestras sobre temas voltados à cidadania para pessoas que aguardam atendimentos na unidade.

Além disso, os parlamentares roraimenses conheceram a proposta da Anadep de instituir o projeto Defensoria nos Estados. O defensor ressaltou que a atuação da Assembleia Legislativa tem garantido benefícios à instituição, como desenvolvimentos estruturais, institucionais e melhorias salariais, o que, segundo ele, permitiu ampliar os serviços à sociedade.

“Acho que a Defensoria Pública de Roraima, com apoio da Assembleia Legislativa, é uma das melhores do Brasil. Mas ainda é possível avançar, pois falta ainda um número de defensores que permita ampliação dos trabalhos, principalmente nas comarcas do interior”, complementou Maffezoli.

Defensora pública há 15 anos, e desde 2016 à frente da associação local, Elcianne Viana destacou a importância da instituição em prol das pessoas mais carentes. “A carreira de defensor público é muito cativante, muito envolvente. A gente percebe que as pessoas nos procuram como último recurso e então temos esse olhar diferenciado”, pontuou.

A visita do presidente Nacional à Casa Legislativa, segundo ela, tem a pretensão de conhecer a realidade de Roraima e verificar a tramitação dos projetos dentro da Assembleia Legislativa.

A deputada estadual Lenir Rodrigues, defensora pública de carreira, acompanhou a visita e explicou o desenvolvimento dos projetos da Procuradoria Especial da Mulher. “A visita é um gesto de reconhecimento que a Associação Nacional está tendo com a Assembleia Legislativa. A parceria fortalece a Defensoria, principalmente pelos serviços voltados para as pessoas vulneráveis em nosso Estado”, enfatizou a parlamentar.

 

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas