Pular para o conteúdo

ABRINDO CAMINHOS – Jovens competem pela primeira vez em campeonato Sul Americano

Atletas fazem parte do programa Abrindo Caminhos em Boa Vista e Alto Alegre

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

 

Três atletas do programa Abrindo Caminhos competem pela primeira vez no Campeonato Sul Americano Jiu-Jitsu – Crianças, categoria que engloba competidores de 4 a 15 anos. A competição será realizada no Rio de Janeiro, neste sábado e domingo. (dias 21 e 22).

Para encarar esse desafio, o programa da Assembleia Legislativa de Roraima selecionou os jovens de Boa Vista e Alto Alegre, de acordo com seus desempenhos nas aulas. A equipe é composta por Diego Assunção, de 15 anos, faixa laranja; Amanda da Silva, de 15 anos, faixa cinza e Marck Emanuel Santos, de 13 anos, faixa laranja.

Os jovens treinam desde o começo do programa, há quase dois anos. “A nossa expectativa é ganhar e conseguir o reconhecimento da nossa dedicação com bons resultados”, disse o professor Bruno Romão.

Amanda soube do programa pela televisão, no começo participava das aulas de jiu-jitsu apenas para sair de casa. “Com o tempo comecei a gostar. Hoje estou ajudando o professor nas aulas com as crianças. Nessa competição desejo trazer a medalha”.

Quem treina jiu-jitsu adquire vários benefícios para o corpo e a mente, como o jovem Diego, que por meio da luta aprendeu a dominar o temperamento forte. “Hoje me sinto mais calmo. Conheci o projeto através da minha vizinha e com isso tive a oportunidade de participar de vários campeonatos no Estado”.

Marck Santos, começou a treinar com oito anos em Boa Vista, porém mudou-se para o município de Alto Alegre, onde conheceu o núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima. “Lá fiz novas amizades, mas, além disso, percebi que o esporte é uma forma de nos afastar de coisas ruins”, disse o adolescente que antes enxergava a luta apenas como hobby, mas que agora pretende seguir carreira profissional.

ABRINDO CAMINHOS – O programa social é voltado para crianças e adolescentes de baixa renda, e oferta diversas atividades de forma gratuita como balé, coral, informática, música, teatro, jiu-jitsu e entre outros.

A coordenadora do programa, Viviane Lima, relata que um dos benefícios da ação é afastar as crianças da criminalidade. “A partir do momento que a criança está em uma atividade, ela deixa de estar na rua, de se envolver com pessoas e coisas erradas. Sem dúvida, o Abrindo Caminhos faz a diferença na vida de muitas famílias”.

A sede do programa em Boa Vista atende 2 mil crianças e adolescentes; nas aulas de jiu-jitsu, participam 300 alunos.  Em Alto Alegre, o núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima recebe 340 pessoas da sede e mais três vilas na região, com 231 alunos praticantes da arte marcial.

A ação é gratuita e para se inscrever, basta procurar a unidade. Devido à grande demanda, caso não haja vaga em alguma modalidade, a inscrição é feita na lista de espera. É necessário apresentar declaração escolar, RG e CPF dos pais ou responsáveis e da criança, além de uma foto 3×4. Em Boa Vista, o núcleo está localizado na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará, zona Oeste. Quem se interessar por mais informações pode entrar em contato pelo telefone 0800-095-0047.

Vanessa Brito

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas