EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS – Jovens superam obstáculos para estudar no Brasil

Tema será abordado no documentário Educação sem Fronteiras, que estreia nesta quinta-feira na TV Assembleia

Foto: Reprodução/TV Assembleia

Cursar uma faculdade no exterior é o sonho de muitos jovens, mas para aqueles que moram em países em desenvolvimento as barreiras são maiores. Fatores como as condições financeiras e principalmente o idioma são obstáculos a serem vencidos para se atingir esse objetivo. Para mostrar um pouco dessa realidade, a TV Assembleia produziu o documentário “Educação Sem Fronteiras”, que estreia nesta quinta-feira (26) no canal 57.3. O material será exibido diariamente às 13h, 18h40 e 21h45.

A obra conta a história de três jovens que sonham fazer faculdade no Brasil, mas para isso, precisam passar na prova de proficiência em língua portuguesa. Além disso, a produção mostra os desafios e as conquistas da Universidade Federal de Roraima (UFRR) para uma educação sem fronteiras.

A vontade de aprender a língua portuguesa fez o cubano Javier Pedroso, de 21 anos, deixar o seu país para tentar uma faculdade de Letras no Brasil. “Desde criança sou encantado pela cultura brasileira, quero aprender a traduzir e interpretar o idioma, para ser um tradutor no meu país”.

A vinda dos jovens foi possível por conta do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) da UFRR, que oferece aos alunos estrangeiros a oportunidade de cursar uma graduação no Brasil. “A educação no Brasil tem se tornado atrativa, principalmente no campo científico. O aluno estrangeiro que estuda em nosso país, quando volta para a sua nação, contribui na área em que se graduou”, disse o vice-reitor da UFRR, Américo Lyra.

A instituição já enviou 123 estudantes brasileiros ao exterior e recebeu 136 alunos estrangeiros, possibilitando o enriquecimento cultural, acadêmico e pessoal. Para acolher e ajudar os alunos estrangeiros que chegam na comunidade acadêmica, o Colégio de Aplicação da UFRR realiza o curso de Português. Uma forma de garantir que eles sejam aprovados na prova de proficiência da língua portuguesa.

NOVIDADES – A TV Assembleia tem se destacado na produção de documentários. Essas produções já abordaram, recentemente, temas como fake news, migração nordestinas e direitos dos animais. A próxima estreia prevista é o documentário Intolerância Que Mata, que aborda preconceitos e discriminação comunidade contra a comunidade LGBTQ.

A produção da TV Assembleia também está aberta para sugestões. Os interessados podem entrar em contato com a produção da emissora por meio do telefone (95) 98402-2774.

Vanessa Brito