Pular para o conteúdo

BRASIL x VENEZUELA – Deputados repercutem impactos do fluxo migratório em sessão na Assembleia Legislativa

Parlamentares criticam inércia do governo federal e dizem que é preciso que a União cumpra com seu papel constitucional e adote medidas urgentes

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

Após conflitos na cidade de Pacaraima –  fronteira com a Venezuela –  entre imigrantes venezuelanos e a população local, deputados estaduais usaram os espaços regimentais na sessão desta terça-feira (21) na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para reforçar a necessidade de ações do Governo Federal frente à problemática.

No último sábado (18), moradores do município localizado a 218 quilômetros de Boa Vista, ao Norte do Estado, se rebelaram contra imigrantes venezuelanos após um assalto a um comerciante na região, supostamente cometido por cidadãos do país vizinho.

O deputado Brito Bezerra (PP), líder da base governista, lamentou que a população tenha chegado a este ponto e disse que o estado está a beira de uma guerra civil. Ele relembrou pronunciamento feito na quarta-feira (15), quando durante o uso da tribuna, pediu o fechamento da fronteira de forma temporária. “O Palácio do Planalto emitiu nota dizendo que isso é uma ação meramente política no nosso Estado, ou seja, desconsiderando essa grande tragédia que está acontecendo na Venezuela e que nós não temos nada a ver”, frisou.

Brito disse que é preciso providências enérgicas do Governo Federal e que representantes da União venham ao estado de Roraima e cumpram com seu papel constitucional. “Não vamos ter uma guerra só no município de Pacaraima, vai acontecer em Boa Vista. Vão começar a matar! Sentimos isso porque a população está altamente revoltada e já é anunciada uma grande tragédia”, alarmou o parlamentar.

O deputado Joaquim Ruiz (PDT) usou a tribuna e abordou, entre outros assuntos, a falta de conhecimento de pessoas que vivem fora de Roraima sobre a situação da imigração venezuelana. Ele citou como exemplo o candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), que em matéria publicada no site da revista de circulação nacional Veja, diz “sentir vergonha de ser brasileiro” após o ocorrido em Pacaraima. “Nossos moradores estão no limite financeiro, não tem mais essa capacidade por conta desse processo migratório constante que entra em nosso Estado”, justificou.

Em colaboração ao discurso de Joaquim Ruiz, o deputado Oleno Matos (PCdoB) ressaltou o comprometimento de diversas áreas de Boa Vista que passaram a servir como abrigos improvisados para venezuelanos, como a Rodoviária Internacional, no bairro 13 de Setembro e o bairro Caimbé, onde se registrou um crescimento da prostituição. “Até hoje, nesse processo de interiorização, o Governo Federal não deu conta de levar mil venezuelanos para outros estados. É matemático, não cabe, não vai caber e não está cabendo. Reitero essa necessidade de o Governo Federal sim tratar com seriedade esse problema”.

 

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas