Pular para o conteúdo

EDUCAR É PREVENIR – Projeto contra tráfico humano é retomado com ações na Escola Estadual São José

Mais de 100 pessoas professores e servidores da instituição foram capacitados para detectar casos de violação dos direitos

 

Foto: Alfredo Maia/SupCom ALE-RR

 

Para alertar crianças, adolescentes e equipe pedagógica sobre os perigos do tráfico humano, o projeto “Educar é Prevenir” da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) está realizando uma programação na Escola Estadual São José, no Centro de Boa Vista.

O coordenador do projeto, Felipe Santos, explica que esta é a 24° escola a receber esta ação, uma forma de levar a informação para os professores e os estudantes sobre o tráfico humano, violência doméstica familiar, exploração e abuso sexual.

“Quando a gente fala do tráfico humano, parece ser uma coisa fora da nossa realidade, mas o Estado de Roraima possui uma rota, e de fato muitos meninos e meninas têm sumido por conta disso”.

Nesta terça-feira (21), mais de 100 pessoas, entre professores e os servidores da instituição foram capacitados para conhecer os trabalhos da rede de proteção, para que eles adquiram mais sensibilidade para detectar os casos de violação dos direitos.

Uma das participantes, a professora de português Marcelle Grêcia, relata que a capacitação vai lhe ajudar a identificar na sala de aula possíveis vítimas de abuso sexual e saber que medidas podem ser adotadas. “O que mais me assusta é que em uma sala de aula, às vezes a gente encontra cinco crianças que passam por essa situação, e muitas mães são coniventes, por depender do homem ou medo de denunciar a situação”, alertou.

A programação começou na segunda-feira (20), quando a equipe entregou o material como os banners, as caixas e os vídeos, para melhor compreensão do assunto. Na quarta (22) e quinta-feira (23), os professores repassarão as informações de forma dinâmica para os alunos.

Para encerrar, na sexta-feira (24), serão realizadas as rodas de conversas, onde os estudantes terão a oportunidade de tirar as dúvidas sobre o assunto com os integrantes da Rede de Proteção para falar sobre o tráfico humano em Roraima, violação de direitos e violência doméstica familiar.

As escolas interessadas em receber esta programação, podem solicitar o serviço no prédio da Procuradoria Especial da Mulher, situado na avenida Capitão Júlio Bezerra, 193, Centro.

AÇÕES – Em um ano, o projeto “Educar é Prevenir”, realizado pela Procuradoria Especial da Mulher, atingiu mais de 4,3 mil pessoas, entre a comunidade pedagógica e alunos de 23 escolas percorridas pela equipe do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, vinculado à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Além da Capital, receberam a capacitação instituições de ensino de Rorainópolis, Bonfim, Pacaraima e Caracaraí, cidades vulneráveis devido à localização fronteiriça e portuária.

 

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas