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Supermercado aproveita palestra do Procon Assembleia para focar em melhorias para o consumidor

Foto: SupCom ALERR

Ir ao supermercado é uma rotina para a dona de casa Jucilene Costa. Assim como ela, milhares de pessoas percorrem todos os dias estabelecimentos comerciais em busca de preço baixo e qualidade na hora das compras. “Geralmente busco por preço e promoções”, contou.

Ela contou que até o momento não enfrentou problemas na hora das compras, mas relatou sentir dificuldades em mercadinhos na hora de encontrar o preço dos produtos. “Alguns, nos bairros mais afastados, não colocam”, disse.

Para a autônoma Gilda da Silva, há outros critérios para se fazer uma compra tranquila e sem dores de cabeça. “Busco qualidade, higiene, preço, promoções, atendimento e aqui é um ótimo atendimento, gosto da qualidade, do lugar”, relatou. Ela trabalha com venda de refeições e todos os dias sai em busca de produtos para abastecer seu empreendimento.

Foi por demandas assim que a gerência do supermercado Novo Tempo, no bairro São Francisco, zona Leste de Boa Vista, solicitou uma palestra do Procon Assembleia sobre Código de Defesa do Consumidor, proferida pelo advogado Samuel Weber, nesta quarta-feira, 22,  a colaboradores e proprietários do estabelecimento.

Com a proposta de qualificar e atribuir qualidade no atendimento aos consumidores, a contadora Clícia Diniz explicou a importância de todos, tanto fornecedor quanto consumidor, receberem orientações sobre os direitos e deveres de cada um na relação de consumo.  “Para nós da Contabilidade é diferente, a gente lida com isso diariamente, com a questão de legislação, ter mais conhecimento e o que a gente pode ou não fazer pelos nossos clientes com relação a atendimento é muito gratificante”, destacou.

Há quem esteja diretamente ligado ao consumidor, como o gerente de salão Antônio Demétrio. O funcionário sempre escuta dos clientes as demandas e procura solucionar ali mesmo os problemas. “Pra mim é muito importante porque trabalho diretamente com o consumidor todos os dias, e é muito difícil lidar com o consumidor. O cliente sempre tem razão e a gente tenta fazer o melhor para ele sair satisfeito da loja”, contou.

Durante a palestra, os colaboradores do supermercado conheceram mais sobre o direito à troca, a questão do troco, sobre produtos de longa ou curta duração, entre outros aspectos do Código de Defesa do Consumidor. Segundo o gerente geral, Osimar Nascimento, esse encontro contribuirá para qualificar o atendimento no local. “Vai melhorar, aliás, nosso atendimento já é bom e com esses esclarecimentos do Procon Assembleia vai melhorar ainda mais”, complementou.

De acordo com o advogado do Procon Assembleia, Samuel Weber, as reclamações sobre supermercado que mais chegam a instituição estão relacionadas à diferenciação de preço, promoções, limite de produtos e troco. “Essas demandas em supermercado elas têm um cuidado, uma atenção maior. Trocos, se pode ser com bala, o que fazer se faltar troco?”, pontuou.

Quanto à esta última situação – complementou o advogado, o consumidor tem o direito de ter o valor do produto arredondado para baixo para que haja repasse do troco. “Não existe nenhum amparo legal. A partir do momento em que o supermercado oferece e o consumidor aceita [a bala], ele fez um contrato aceitando. O correto seria arredondar para baixo caso o caixa não tenha o troco. O código defende que a parte mais fraca é o consumidor”, esclareceu Weber.

Os interessados em solicitar uma palestra do Procon Assembleia devem encaminhar um ofício para o endereço: rua Professor Agnelo Bittencourt, nº 216, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Mais informações pelos telefones 4009-4820 ou 0800 095 0047.

Yasmin Guedes

SupCom ALERR

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