Além das técnicas musicais, alunos desenvolvem disciplina, postura e melhoram o desempenho escolar
Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR
Localizado há 93 quilômetros da capital Boa Vista, o município de Iracema conta com um Núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), onde 70 crianças e adolescentes fazem aulas de canto coral. Esta é uma das modalidades disponibilizadas na região pelo programa Abrindo Caminhos.
Os pequenos coralistas não medem esforços. Os irmãos Jaqueline e Juliano Casaril, de 7 e 11 anos, moram na área rural de Iracema e juntos com a mãe, Marlene dos Santos, percorrem 18 quilômetros para ir aos ensaios.
“Duas vezes por semana trago eles e já é possível ver o resultado: eles já chegam em casa com disciplina, postura e estão bem mais aplicados nos estudos. Estou gostando bastante”, ressaltou a mãe.
Os filhos também estão aprovando as aulas, Juliano Casaril, estuda no período da tarde e sai direto da escola para a aula de coral. “Eu gosto de cantar, fazer amigos e também do tempo que nós temos para brincar e nos divertir aqui. Toda semana vir para as aulas de coral é a hora mais esperada da semana”.
Quem também está animado com as aulas é Guilherme Aguiar, de 12 anos. Ele frequenta a turma há dois meses e já aprendeu técnicas de música de maneira lúdica. “Eu gosto do jeito que a professora ensina. A gente aprende e desenvolve a concentração”, afirmou Guilherme, que já está ansioso pelas apresentações do final de ano.
A professora Taywana Panta destaca a importância de repassar o conhecimento de forma fácil às crianças e adolescentes, entre 5 à 17 anos, que frequentam as aulas. “Eu gosto da aula mais dinâmica como a prática do solfejo [exercício para se aprender a ler notas musicais], que serve para que o aluno consiga sincronizar o canto com o corpo”, comentou.
A professora também conta que o retorno dos pais é sempre positivo, porque já conseguem notar a mudança na vida dos filhos. “Os pais me agradecem muito, porque os filhos que eram tímidos, com desempenho ruim nas aulas e agora estão mais dinâmicos, porque o canto não é só cantar, é postura, é saúde também”, completou.
APRESENTAÇÕES – Com a proximidade dos eventos do final de ano, o coral já está ensaiando para apresentações dentro no município. “Temos vários convites para o Dia das Crianças, escolas, e várias outras apresentações até o mês de dezembro”, concluiu.
Além das aulas de coral, o Núcleo da Assembleia Legislativa em Iracema atende cerca de 500 alunos pelo programa Abrindo Caminhos e Escola do Legislativo, oferecendo aulas de karatê, futebol, ginastica rítmica, informática, inglês e espanhol. A Unidade está localizada na Rua Doutor Bernardo Saião, sem número, no Centro do município.
JÉSSICA SAMPAIO
SupCom ALE-RR