Pular para o conteúdo

OUTUBRO ROSA – Autoestima e amor próprio são formas de defesa da mulher

Chame encerrou programação com palestras e atividades voltadas para estimular o autocuidado por parte das mulheres

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

Segundo pesquisas do Ministério da Saúde, a violência doméstica afeta diretamente a saúde. Uma das formas de vencer o ciclo de violência e evitar o agravamento de doenças é a autoestima. Isso porque ao desenvolver o amor próprio, a mulher se cuida mais, em todos os aspectos.

Para passar essa mensagem, a equipe do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) entrou na campanha Outubro Rosa, cujo encerramento foi realizado na manhã desta quarta-feira (31), na sede da instituição.

Segundo a coordenadora do Chame, Elizabete Brito, ao sofrer constantes atitudes violentas, a mulher passa a ter a autoestima abalada, o que pode desencadear problemas como ansiedade, deixando-as propensas a adoecer com mais facilidade.

“Já atendemos muitas vítimas que desencadearam alguma doença, principalmente câncer de mama, por conta das reações emocionais e desequilíbrios internos causados pelo histórico de agressão”, explicou a coordenadora do Chame, Elizabete Brito.

O encerramento da campanha contou ainda com palestras sobre “Saúde da Mulher” ministrada pela estudante de medicina, Beatriz Rangel e “Autoestima” pela psicóloga e sexóloga, Maíne Ferreira.  “A autoestima vai além da beleza física, abordamos com as mulheres sobre as questões internas, porque a mudança acontece de dentro para a fora”, disse a psicóloga e sexóloga.

A empresária Riana Coutinho, de 41 anos, foi uma das participantes da programação, onde foi alertada sobre como a autoestima é determinante para a mulher. “Nesse momento vem vários pensamentos negativos, e a informação de como podemos ser acompanhadas é importante”.

PROGRAMAÇÃO – O Chame realizou neste mês, uma série de palestras em alusão ao Outubro Rosa, em escolas, faculdades e também no Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM). A última palestra sobre Violência Doméstica desta programação, foi para 17 alunos da Faculdade Unama (Universidade da Amazônia), na noite de  terça-feira (30).

Lenços e cabelos arrecadados serão doados a mulheres com câncer

Para ajudar as mulheres que perderam os cabelos após quimioterapia a recuperarem a autoestima, o Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) aderiu à segunda edição da campanha “Doe Lenços” da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativo Estaduais).

Foram arrecadados lenços e cabelos no Chame e na Assembleia Legislativa de Roraima, que serão destinados às pacientes da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), onde é feito o tratamento para o câncer em Roraima. Já os cabelos serão enviados a uma instituição para a confecção de perucas.

Mesmo apegada aos cabelos, a procuradora especial da Mulher, Lenir Rodrigues (PPS), cortou os cachos e doou as madeixas para a campanha.  O cabelo dela será destinado a crianças, por ser um tipo difícil de encontrar, já que não possui químicas. “Foi uma decisão muito radical, mas quis fazer esse gesto. Ser um exemplo para que outras pessoas participem dessa causa e ajudem na recuperação da autoestima de outras mulheres”.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas