Pular para o conteúdo

Na reta final para o Enem, professores dão dicas para revisar assuntos da prova

Nesta sexta-feira (2) a Escola do Legislativo ofertará uma aula de revisão para o Enem

Foto: SupCom ALE-RR

A contagem regressiva começou para mais de 14 mil candidatos que farão a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Roraima no próximo domingo (4). Para garantir resultado positivo é necessária uma rotina organizada de estudos e uma revisão eficiente. A orientação é da instrutora do curso Motivacional para Estudantes, da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Waleska Moura, que dá dicas para os momentos antes e durante as provas:

Boas técnicas – “É importante que o aluno perceba o quanto se dedicou e isso ajudará a garantir uma boa nota no Enem”.

Concentração: Situações fora da rotina podem causar estresse ao candidato. “Não dê ouvidos para agitação externa, concentre-se, tanto para o seu momento de estudo, quanto no dia da prova”.

Amuleto: Para garantir mais conforto na hora da prova, os candidatos podem apegar-se a “objetos da sorte”. “É importante, nesse momento, ser positivo e vale até levar aquela sua caneta ou usar aquele colar da sorte. Alguma coisa que garanta certo conforto a ele”, pontuou.

Xô, negatividade!: Evitar pensamentos negativos é um modo menos prejudicial à saúde mental. “Tal como: ‘eu não vou passar’, ‘não vou conseguir terminar a prova’, ‘isso não é pra mim’. Esse tipo de pensamento só desmotiva e o melhor é pensar que você fez o seu melhor”.  A instrutora também orienta o estudante a evitar autocrítica antes e durante o certame. “A sua autoavaliação só vai te prejudicar. Quem vai te avaliar é a prova”.

Seja confiante: Acreditar no próprio potencial e não subestimar a prova são caminhos para resultados positivos. “Não se compare aos seus colegas, eles não são referências a você. Você tem que acreditar no seu esforço”, enfatizou Waleska.

Respiração: Antes, no decorrer e ao fim da avaliação, o candidato pode realizar exercícios respiratórios para acalmar-se.

Revisão é fundamental, afirma professor de matemática

O professor de matemática e raciocínio lógico da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, Abel Mangabeira, afirma que este é o momento para revisão de conteúdo, principalmente na área de exatas, cuja prova está marcada para o dia 11 de novembro.

“A matemática é fundamental no Enem e é uma das matérias que mais tem questões. Então tem muitas temáticas que se você revisar com antecedência, conseguirá lograr êxito na prova”, explicou.

O professor orienta ainda que os candidatos revisem as provas dos exames anteriores. “Pegue todas as provas anteriores, refaça as questões, porque com esse comportamento você estará mapeando o comportamento do inimigo [a prova]”.

AULÃO– Na sexta-feira (2), a Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, ofertará uma aula de revisão para o Enem, com as disciplinas de Literatura/Português, Geografia, História e Redação, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As aulas são gratuitas.

Os interessados em participar podem confirmar presença na recepção da unidade, localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1.313, no bairro Silvio Botelho. “A Escola do Legislativo traz todas as oportunidades e novidades para esses alunos agora na reta final. Na próxima semana continuam as aulas para segunda etapa do Enem e, posteriormente, para a prova da UFRR [Universidade Federal de Roraima]”, complementou a diretora da instituição, Cristina de Mello.

 

YASMIN GUEDES

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas