Pular para o conteúdo

Procon orienta consumidores sobre compras na Black Friday

Orientação é pesquisar, pois o que pode parecer vantajoso pode se tornar uma dor de cabeça

 

Foto: Lucas Almeida/SupCom ALE-RR

A última sexta-feira do mês, dia 23, será dedicada à Black Friday, campanha de descontos promovida pelo comércio. Mas desde o início de novembro os lojistas iniciaram promoções para atrair clientes. O Procon Assembleia orienta os clientes a fazerem uma pesquisa de preço antes de adquirir o produto desejado.

“Com todas as promoções o consumidor tem que ter esse cuidado. A Black Friday sempre vem cheia de novidades. Recomenda-se cuidado nas compras, principalmente nas que são realizadas pela internet”, alertou a diretora do Procon Assembleia, Eumária Aguiar.

Uma das dicas dadas pela diretora diz respeito à seriedade do site. Antes de comprar é preciso verificar se realmente o site é confiável. E como saber isso? Conversando com os amigos, pesquisando o índice de satisfação de quem já comprou, se há reclamação quanto à entrega do produto e se isso foi feito no tempo estabelecido.

Os consumidores podem acessar o endereço eletrônico www.reclameaqui.com.br e colocar o nome da empresa para verificar quantas vezes ela foi alvo de reclamação, e se, principalmente, resolveu o problema do cliente após ser reclamada.

ARREPENDIMENTO – Segundo Eumária, o direito de arrependimento, no caso das compras feitas via internet, também está garantido nas compras feitas na Black Friday. “Se comprou fora da loja, o consumidor tem sete dias para se arrepender. Mas veja política de troca da loja. As vezes compra-se um produto em promoção, por um valor bem abaixo do preço, e eles [lojistas] não aceitam devolução”, lembrou.

Há casos em que o lojista até informa qual é o defeito do produto para que o cliente fique ciente de que está muito abaixo do preço por conta da avaria. “Mas se o lojista não informar, é claro que o consumidor tem o direito e deve voltar na loja para trocar o produto”, ressaltou.

Em caso de dúvida, o consumidor também pode procurar a instituição, localizada na Rua Agnelo Bittencourt, 232, Centro, ou ligar para 0800 095 0047.

BLACK FRIDAY – A Black Friday nasceu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2011. Inicialmente funcionava para compras online. Mas com o sucesso das vendas, as promoções se estenderam para o comércio varejista físico. Nos Estados Unidos ocorre após o Dia de Ação de Graças, quando se agradece por todas as coisas boas ocorridas durante o ano, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro.

MARILENA FREITAS

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas