Escola do Legislativo oferta primeira turma de Primeiros Socorros

Curso foi criado para atender ao pedido da população, que informou a necessidade de cursos específicos para a área da saúde

Foto: SupCom ALE-RR

Com o intuito repassar à população técnicas que podem salvar vidas, a Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Sílvio Botelho, oferta o curso de Primeiros Socorros, disponibilizado na grade de cursos pela primeira vez. As aulas iniciam no dia 25 de fevereiro, com turmas das 14h30 às 17h30.

Com carga horária de 20 horas, além do material didático totalmente gratuito, o conteúdo a ser abordado inclui teoria e prática, o que possibilitará aos alunos melhor compreensão do assunto.

A diretora da unidade de ensino, Cristina Mello, informou que pela grande procura, a partir de março serão abertas duas novas turmas, pela manhã e tarde.  “Tivemos muitos pedidos da comunidade. O curso vem atender a todos, principalmente, as pessoas que trabalham na área da saúde”,

O curso será ministrado por Tomi Souza, que atua no Samu (Serviço Móvel de Urgência). Ele disse que é importante toda pessoa saber realizar os primeiros socorros, principalmente por conta do alto número de acidentes de trânsito no Estado. “Esse primeiro atendimento aumenta a probabilidade de sobrevivência da vítima. Por isso, na parte prática do curso, vamos ensinar como se deve proceder ao se deparar com uma situação de emergência até chegada do Samu ou Corpo de Bombeiros”.

Fora os acidentes de trânsito, existem situações em casa em que o quadro do paciente requer uma resposta rápida. “Em casa, se tem idosos com diabete e hipertensão, vamos ensinar como verificar os sinais e sintomas e como proceder na hora de ligar para chamar a ambulância”, disse.

O técnico em enfermagem Valdo Cardoso atua na área de saúde há 14 anos, e vai fazer curso para se qualificar, pois os procedimentos na área de saúde estão em constante mudança. “Independentemente de ser um profissional da área de saúde, que deve sempre se reciclar, penso que é importante saber realizar os primeiros socorros. Há muitos casos em que o paciente não resiste por falta desse primeiro atendimento”.

MARILENA FREITAS