Pular para o conteúdo

IDADE ATIVA – Poder Legislativo facilita o acesso da terceira idade à educação superior

Lei garante cursos de extensão e cotas especiais para pessoas acima de 50 anos no vestibular da Uerr

 

Foto: Alex Paiva/ SupCom ALE-RR

Na abertura da Aula Magna da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (SD), enfatizou que o Poder Legislativo ajudou a ampliar o acesso das pessoas acima de 50 anos ao ensino superior. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (19), no auditório Amarildo Nogueira.

“Sempre acreditei que a educação pode mudar o destino das pessoas. Como exemplo disso, constituímos uma lei criando o Universidade Aberta à Terceira Idade”. A lei surgiu de um projeto do deputado estadual Jalser Renier, sancionada em 2009, resultando na criação do programa Idade Ativa – Universidade Aberta à Terceira Idade, com a oferta de cursos de extensão pela Uerr.

Para quem participou desta turma, foram destinadas vagas especiais no vestibular da instituição. Neste ano, 20 pessoas foram aprovadas por meio desta política e estão realizando o sonho de cursar uma faculdade.

É o caso do servidor público, Wellington Lima, de 58 anos, ex-aluno da primeira turma do Universidade Aberta, aprovado no vestibular para o curso de Ciências Biológicas da instituição. “Quando se tem interesse, não podemos parar, porque o único obstáculo para não se fazer nada somos nós mesmos”, afirmou.

Na solenidade, o reitor da Uerr, Regys Freitas, enfatizou que o Poder Legislativo tem sido sensível quando se trata de educação. “Ainda há muito a ser conquistado, por isso tenho certeza que estaremos juntos. Para fazer desta instituição uma referência na Região Norte, com ajuda da Assembleia, chegaremos lá”.

Idade Ativa

O curso de extensão ofertado gratuitamente pela Uerr, possui a duração de até dois anos, voltado para pessoas acima de 50 anos. As aulas abordam temáticas como saúde, artes, cultura, conhecimento gerais, informática e língua aos sábados, das 8h às 12h, no Campus Boa Vista.

O programa proporciona para as pessoas, o convívio acadêmico, social e preparação para ingressar no ensino superior. Além disso, os participantes que possuem uma frequência de no mínimo de 75%, podem tentar uma vaga especial no vestibular da Universidade.

Em 2018, o programa formou 41 pessoas. Neste ano, a segunda turma está em andamento, abordando temas como a neurocognição e saúde mental, emoção, motivação, atenção, socialização e memória.

VANESSA BRITO

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas