Deputado afirma que além da ajuda humanitária à Venezuela, União também deve ajudar brasileiros presos do outro lado da fronteira
Foto: Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR
O presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD), fez um apelo ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para que o Governo Federal garanta a segurança dos brasileiros na Venezuela. A região vive um clima de tensão depois que o presidente do país vizinho, Nicolás Maduro, determinou o fechamento da fronteira e impediu a entrada de ajuda humanitária.
O deputado demonstrou preocupação com os incidentes desta sexta-feira (22), os quais ele afirma que mostram uma escalada de violência que pode ter consequências graves, principalmente para Roraima. “Faço um apelo ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para que garanta a segurança dos brasileiros que estão do outro da fronteira, alguns sem comida, outros com a saúde debilitada e todos tentando retornar para o Brasil com segurança.”
Jalser Renier citou como exemplo caminhoneiros, que além de estarem impedidos de retornar ao país de origem, vivem o medo de ter a carga saqueada. Ele falou ainda da situação de pessoas submetidas a cirurgias, principalmente mulheres, que apesar de estarem em recuperação de saúde, não podem voltar para casa.
Uma comitiva de deputados estaduais está em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, representando as comissões de Relações Fronteiriças e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, para apurar os fatos in loco, onde também se encontra Ernesto Araújo. Com as informações apuradas, os parlamentares analisarão as providências a serem tomadas para contribuir na resolução desse problema.
Em seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou que Roraima sempre teve uma relação fraterna com a Venezuela. “Portanto o melhor a se fazer, nesse momento é um diálogo e entendimento pacífico. Esse é o melhor caminho para os dois lados da fronteira. É isso que devemos buscar.”
YANA LIMA
SupCom ALE-RR