Pular para o conteúdo

SEGURANÇA PÚBLICA – Comissão buscará prioridade para a área no Orçamento de 2020

Nilton do Sindpol ressalta que está sendo feito um planejamento para incluir demandas da Segurança Pública no Orçamento do Estado

Escolhido para presidir a Comissão de Defesa Social, Segurança Pública e Sistema Penitenciário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), uma das propostas do deputado Nilton do Sindpol (Patri) é garantir o atendimento das demandas da área prevendo recursos no Orçamento para 2020.

O parlamentar destacou que as ações à frente da comissão já iniciaram pelo Estado. “Percorremos as unidades de segurança de Iracema até o Jundiá e as reclamações são praticamente as mesmas. Tudo isso irá refletir em um planejamento para que o Estado atenda estas demandas no Orçamento de 2020”.

Nilton do Sindpol ressaltou ainda que as reivindicações não são apenas das pessoas atendidas, mas principalmente dos trabalhadores do setor. “A maioria dos membros da nossa comissão é da área da segurança, e nós vamos fazer com que essas necessidades sejam atendidas. Por isso, iremos nos reunir com quem possa nos ajudar nisso.”

Atualmente a Segurança Pública de Roraima passa por uma crise, que resultou em uma intervenção federal no final do ano passado. Sobre isso, o deputado disse que esse é um problema antigo e que vem se agravando no decorrer dos anos. “Vou citar um exemplo: a cadeia pública está interditada desde 2006 e nada de concreto foi realizado até agora. Os problemas vão além da estrutura, está relacionado à indicação de pessoas que não são qualificadas para os cargos.”

Outra situação pontuada pelo parlamentar foi com relação as obras da unidade prisional do município de Rorainópolis, que em 2012 foi chegou a ser abandonada por irregularidades. “Nós temos a situação da unidade de Rorainópolis que até hoje continua do mesmo jeito. A cadeia pública de São Luiz do Anauá está podre e a estrutura pode cair a qualquer momento”, ressaltou com uma das prioridades para a área.

Concursos Públicos

Sobre a questão dos concursos públicos o deputado destacou que o Estado precisa de uma organização financeira. Nilton do Sindpol é policial civil de carreira e ressalta a necessidade da realização de certames voltados para o setor. “O nosso concurso é o primeiro e o único realizado em 2003, e nós tomamos posse em 2004, então vão-se praticamente 15 anos sem ter uma reposição dos policiais civis que saíram”, destacou Nilton.

Sobre o concurso da Polícia Militar, o deputado explica que é necessário um prazo para que as etapas do concurso sejam realizadas. “É necessário um planejamento que estime um prazo para as outras etapas do concurso, e que esses concurseiros tenham uma noção da real situação financeira do Estado”, concluiu.

Fazem parte da Comissão de Defesa Social, Segurança Pública e Sistema Penitenciário:

Nilton do Sindpol (Patriota) – presidente

Soldado Sampaio (PC do B) – vice-presidente

Coronel Chagas (PRTB)

Dhiego Coelho (PTC)

Jorge Everton (MDB)

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas