O deputado também cobrou empenho dos parlamentares para garantir segurança energética do Estado
Mais de 200 pacientes foram liberados pelo Hospital Geral de Roraima (HGR) por falta de medicamentos e material cirúrgico, segundo informou o deputado Nilton do Sindpol (Patri) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Roraima, nesta terça-feira (19). Para averiguar a situação da assistência prestada no Estado, o parlamentar sugere a realização de uma audiência pública.
Nilton do Sindpol sugeriu envolver a Secretaria Estadual de Saúde e demais instituições ligadas à área para cobrar uma solução imediata. “Não podemos aceitar as coisas desse jeito. Doentes jogados nas macas do HGR, o centro cirúrgico interditado, sem medicamentos e materiais, pacientes mandados para casa. Precisamos fazer algo.”
A circunstância chamou atenção do parlamentar, após ele receber um pedido de ajuda de uma mulher de 80 anos, que enfrenta dificuldades para o agendamento de uma cirurgia vascular. “Solicitei do secretário-adjunto, na segunda-feira, a realização desse procedimento para a senhora, mas nada foi feito. A paciente corre o risco de ter a amputação de uma das pernas”, denunciou.
Durante o pronunciamento, o deputado Renato Silva (PRB) informou que os materiais para a realização das cirurgias de ortopedia deveriam chegar no dia 24 de janeiro, mas que até o momento isso não ocorreu. “Precisamos ter uma conduta mais exigente com a Saúde. Apoio a realização desta audiência pública.”
Energia Elétrica
Outro tema abordado pelo deputado foi sobre a questão energética do Estado. Ele foi um dos deputados que participou da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na semana passada. “Importante que a gente se debruce sobre isso para concretizar uma solução. Até hoje dependemos das termelétricas, jamais teremos investimento por parte das indústrias no Estado, impossibilitando sanarmos a falta de empregos.”
Na ocasião, o deputado Jorge Everton (MDB), disse que participou de reunião da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) em Brasília, e que foi aprovada uma deliberação para a vinda de outros deputados para uma reunião na Assembleia Legislativa de Roraima. “A vinda da Unale a Roraima será para que eles conheçam a realidade energética do Estado. A reunião deve ocorrer no próximo mês.”
Texto: Vanessa Brito
Foto: Alex Paiva e Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR