Pular para o conteúdo

Evangelista Siqueira alerta para importância de controle do acesso nas escolas

No dia 12 de abril, Assembleia Legislativa realizará audiência pública sobre a segurança nas unidades de ensino

O tiroteio em uma escola na cidade de Suzano, em São Paulo, trouxe a Roraima o debate sobre a segurança nas escolas. Durante sessão plenária desta quarta-feira (27), o deputado Evangelista Siqueira (PT) ressaltou que o país tem em seu histórico um dos maiores ataque em escolas, após massacre no bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, que deixou 12 mortos. Segundo o parlamentar, estas tragédias devem alertar para o reforço na segurança, principalmente em relação ao acesso às unidades escolares.

Evangelista Siqueira lembrou uma mensagem deixada em uma carteira na escola estadual Lobo D’Almada. Embora o suposto ataque não tenha se concretizado, ele alerta que se fosse verdade, a escola não estaria preparada para lidar com aquele tipo de situação. “Nós ainda estamos estarrecidos com o que aconteceu em Suzano, que resultou em 10 mortes e 11 feridos, aí um sinal de uma possível violência deixada em ambiente escolar causa estranheza e preocupação”.

O parlamentar afirmou que as escolas devem controlar quem entra nas escolas, verificar a identidade e a finalidade da visita no caso do público externo, e acompanhar a saída destas pessoas. Ele sugeriu ainda um treinamento para a comunidade escolar para casos de emergência.

O deputado Gabriel Picanço (PRB) foi mais a fundo e afirmou que todas as escolas estaduais devem ser militarizadas. Ele ressaltou que a iniciativa tem dado certo, ajudando a reduzir a evasão estudantil e a violência nas escolas. “Temos casos, como na escola Elza Breves, em que alunos impediam os colaboradores de entrar e hoje a realidade é totalmente diferente. Isso não vai gerar custos para o Governo. Basta restabelecer a moral e a disciplina”, indicou.

Audiência

Ao relembrar a suposta ameaça de atentado deixada em uma das carteiras da escola estadual Lobo D’Almada, com o recado “Atentado A9. Lobo D’Almada, acontecerá dia 25/03. Não falte”, o deputado Evangelista Siqueira frisou que em visita à escola, percebeu que tanto a gestão, quanto a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desportos), fizeram o que estava ao alcance para apurar o ocorrido e adotar as medidas cabíveis.

O caso motivou o deputado, que preside a Comissão de Educação, Desportos e Lazer da Casa Legislativa, a requerer uma audiência pública para tratar sobre segurança nas escolas. O debate está previsto para o próximo dia 12 de abril, às 9h da manhã, na Assembleia Legislativa de Roraima. “Dentro das escolas está o nossos maior patrimônio, que são os filhos, sobrinhos, netos, servidores, professores. Temos que saber como está o acesso a nossas instituições de ensino”, disse o deputado.

Estão convidados para a audiência pais e responsáveis por alunos e a sociedade em geral, representantes da Seed e gestores, Ministério Público, sindicatos, grêmios estudantis e Secretaria de Segurança Pública de Roraima (Sesp).

Texto: Yana Lima

Foto: Alex Paiva

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas