Comissão de Saúde cobra prestação de contas da Sesau

Parlamentares pediram esclarecimentos sobre problemas como a interrupção de cirurgias eletivas e falta de materiais médicos e hospitalares

Os membros da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) encaminharam à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), um pedido de informação sobre problemas detectados na assistência. Os parlamentares cobraram ainda a prestação de contas que deve ser apresentada pela pasta na Casa Legislativa a cada quatro meses.

A solicitação é o resultado de questionamentos levantados pelos deputados durante as reuniões da comissão. Conforme o presidente do grupo, deputado Neto Loureiro (PMB), foram feitas perguntas sobre Tratamento Fora de Domicílio (TFD), abastecimento, contratos e dívidas. “Queremos saber o que realmente está se passando e o que é necessário para a gente amenizar ou tentar resolver a situação.”

Outro questionamento levantado pelos parlamentares é com relação às cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR). Os procedimentos estavam suspensos por uma interdição ética, promovida pelo Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) no mês de fevereiro, e retornaram no último sábado (23), após uma liminar da Justiça Federal.

“Outra resposta que buscamos, é com relação as cirurgias eletivas que voltaram a acontecer, mas quando fizemos o pedido de informação ainda estavam paradas. Então a gente pergunta isso também e algumas outras situações”, destacou Neto Loureiro.

No próximo mês, o parlamentar ressaltou que irá cobrar uma audiência pública para prestação de contas da Sesau, a qual deve ocorrer a cada quatro meses e que, segundo ele, desde 2017 não é realizada. “Vamos pedir dados, solicitando informações ao governo de relatórios quadrimestrais para ser apresentados em audiência”, concluiu.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva/ Eduardo Andrade