Pular para o conteúdo

SAÚDE MENTAL – Audiência pública vai discutir políticas de combate ao suicídio

Um plano de ação será elaborado em conjunto com as autoridades envolvidas no assunto

Roraima está entre os cincos estados brasileiros com maior registro de casos de suicídio, conforme levantamento do Ministério da Saúde, realizado de 2015 a 2017. Para mudar esse quadro, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos vai promover uma audiência pública, na qual serão discutidas políticas de combate ao suicídio. A reunião será realizada no dia 11 de abril, às 10h, no plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima.

A presidente da comissão, deputada Catarina Guerra (SD), afirma que a iniciativa surgiu após relatos de familiares de pessoas vítimas de suicídio, e devido as últimas ocorrências no Estado. Ela destaca que as políticas públicas de prevenção e tratamento são fator determinante para reduzir estes índices.

“É um fato que está presente infelizmente no mundo dos jovens, entre crianças e adolescentes, em todo o Estado. Em razão disso, decidimos realizar essa audiência pública para buscar uma solução”, disse a deputada.

A comissão vai convidar as autoridades ligadas ao assunto, como os profissionais de saúde, prefeituras, secretarias estaduais da Educação e Saúde (Sesau e Seed) e a sociedade civil. Será um momento para ouvir as dificuldades, e as alternativas, que farão parte de um plano de ação. “Vamos ouvir as autoridades, e que possam somar forças nesse caminho. Depois da discussão vamos elaborar um plano de ação”, explicou.

Como parte deste plano de ação, a intenção da comissão é propor, com apoio da Comissão Comissão de Educação, Desportos e Lazer, trabalhos de prevenção sobre saúde mental nas escolas.

Texto: Vanessa Brito

Fotos: Alex Paiva

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas