Procuradora da mulher cobra delegacia especializada 24 horas

Reivindicação foi feita em evento sobre políticas públicas na Câmara Municipal de Boa Vista

Durante audiência pública sobre a Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”, a Procuradora Especial da Mulher, Lenir Rodrigues (Cidadania), cobrou o funcionamento de uma delegacia especializada em violência doméstica e familiar, com plantão de 24 horas, visto que atualmente esse serviço não existe em Roraima.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), nesta sexta-feira (5), e contou também com a presença dos deputados: Catarina Guerra (SD), Evangelista Siqueira (PT) e Nilton do Sindpol (Patriota).

A Procuradoria Especial da Mulher faz parte da estrutura da Assembleia Legislativa de Roraima, órgão que busca a promoção de políticas de proteção à mulher, além da luta contra a violência e as todas as formas de discriminação.

Durante o discurso, Lenir Rodrigues também reivindicou a existência de órgãos municipais e nas comunidades indígenas que promovam este tipo de ação. “Roraima possui altos índices de feminicídio, violência doméstica e tráfico humano. Precisamos trabalhar em rede e valorizar as ações de cada órgão e movimento”, disse

O encontro foi uma iniciativa da vereadora Magnólia Rocha (PRB), para permitir o acesso e a participação de todos os segmentos da sociedade na discussão. Ela explica que após ouvir as demandas, será elaborado um documento com todos os pontos abordados, o qual será enviado para os orgãos competentes. “Vamos acompanhar e esperamos que eles possam acolher as sugestões”, disse.

Audiência

A Assembleia Legislativa também realizou uma audiência pública para discutir políticas em âmbito estadual, tendo como ponto de partida o tema da Campanha da Fraternidade 2019, que traz como lema “Serás Libertado pelo Direito e pela Justiça”.

O evento foi realizado no último dia 29, proposto pelo deputado Evangelista Siqueira, e resultou em uma Carta de Intenção com todos os pontos abordados, assinada pelos representantes dos organismos governamentais e não-governamentais e encaminhada ao Governo do Estado, Ministério Público Estadual de Roraima (MPRR), aos deputados federais e senadores. Na ocasião, os participantes pediram a efetivação de direitos e políticas públicas para a população roraimense.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Eduardo Andrade