O evento será uma repercussão local do movimento Acampamento Terra Livre, maior assembleia dos povos indígena do país
Uma audiência pública será realizada nesta quarta-feira (24), às 15h, para discutir políticas públicas para a população indígena. O encontro será realizado no plenário Deputada Noêmia Amazonas, como parte da 1ª edição do Acampamento Terra Livre no Estado de Roraima, principal assembleia dos povos indígenas do Brasil.
A audiência foi proposta pela Comissão de Políticas Indigenistas da Assembleia Legislativa de Roraima, presidida pela deputada Lenir Rodrigues (PPS), para ouvir os representantes das etnias indígenas de Roraima, que poderão expressar as necessidades e propor políticas públicas. “Estamos dando voz aos povos índigenas, para que eles possam dizer quais são as suas reivindicações. É um momento histórico no Estado”, disse.
As reivindicações farão parte do relatório da comissão, composta também pelos deputados Marcelo Cabral (MDB), Jânio Xíngu (PSB), Jeferson Alves (PTB) e Renan Filho (PRB), que analisarão e poderão propor a execução destas ações. “Uma oportunidade para que as pessoas digam o que querem e o que nós da Casa Legislativa podemos colaborar nas políticas públicas voltada as comunidades índigenas”, explicou a parlamentar.
Para esse momento, foram convidados as lideranças indígenas, e os representantes do Ministério Público Federal em Roraima (MPF), Ministério Público do Estado de Roraima (MPE) e representantes do Poder Executivo estadual e municipal.
ATL 2019
O Acampamento Terra Livre 2019 está em sua 15ª edição, e vai ocorrer nos dias 24 a 26 de abril, em Brasília, com objetivo de reunir os índios de todo o país, para protestar e propor políticas voltadas para as comunidades.
Texto: Vanessa Brito
Foto: Alex Paiva
SupCom ALE-RR