Pular para o conteúdo

JIU-JÍTSU – Atletas do programa Abrindo Caminhos participarão do Campeonato Brasileiro

Três alunos de Boa Vista e um de Alto Alegre representarão o programa da Assembleia Legislativa na competição nacional

 

Quatro atletas do programa Abrindo Caminhos participarão, de 27 de abril a 5 de maio, do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, na cidade de Barueri, em São Paulo. O embarque da turma ocorreu nesta sexta-feira (26). Entre os quatro existe um sentimento comum, até mesmo para quem está acostumado com as competições dentro e fora do Estado: o nervosismo.

Três atletas são de Boa Vista e um do Núcleo da Assembleia Legislativa de Alto Alegre. Aos 13 anos de idade, do município a 95 quilômetros da Capital, Marc Emanuel Assunção carrega na bagagem a experiência de ter participado em 2018 de um campeonato no Rio de Janeiro. Ele está no programa Abrindo Caminhos há dois anos e já coleciona vitórias. “O Abrindo Caminhos me ajudou muito e graças ao Abrindo Caminhos estou indo para essa competição agora”.

Marc Emanuel é faixa verde no jiu-jítsu e competirá na categoria médio. De voz serena e centrado em cada movimento no tatame, o adolescente garantiu que antes do evento sente tranquilidade. “Talvez eu sinta um nervosismo lá, mas eu já estou acostumado, tá tudo bem”.

Com três anos dedicados ao esporte, a atleta Dircelly Oliveira, de 17 anos, possui uma ficha de competição preenchida com medalhas de ouro e várias subidas ao pódio em eventos esportivos nacionais e internacionais. A exemplo do que ocorreu em novembro do ano passado, quando ela conquistou o lugar mais alto no Campeonato Sul Americano de Jiu-Jítsu. “Estamos nos preparando e vamos buscar o ouro, pegar o melhor lugar”, disse a jovem que, para ajudar os colegas, reforça a importância da calma e concentração.

Marinheiro de primeira viagem, o atleta José Ferro Bitencourt, de 14 anos, estreará no primeiro campeonato nacional, na categoria Pesadíssimo, faixa verde. Há três anos no programa, viu a própria evolução ao longo do tempo e afirma que a dedicação ao esporte surtiu efeito com a ida dele a São Paulo representar o Estado e a Assembleia Legislativa em busca de medalhas. “Quero trazer bons resultados para Roraima, trazer medalhas para a nossa cidade. Os treinos foram puxados por causa desse campeonato”.

O quarto atleta é o João Victor Araújo, de 13 anos, integrante do Abrindo Caminhos há dois anos. Esta será a terceira participação em eventos nacionais, onde já conquistou medalhas de prata e bronze. Neste, concorrerá na categoria meio-pesado, faixa laranja. “Lutando você tem a oportunidade de conhecer outras academias, outros atletas, é muito bom”, enfatizou.

Preparação

Com mais de 300 alunos inscritos no jiu-jítsu de Boa Vista, para o professor Bruno Romão, os quatro atletas representam a seriedade e o compromisso do programa junto a milhares de crianças e adolescentes inscritos. “A certeza que está dando certo, agora vamos colher os frutos. Ano passado fizemos campeões e nesse ano estamos em busca do primeiro campeonato fora de Roraima”.

Na missão de deixar os alunos mais preparados, o treino foi ‘puxado’, como definiu Romão. Durante as aulas, o professor tornou os movimentos mais intensos, focou mais em detalhes e no preparo físico dos atletas. A partir dos resultados, serão feitos ajustes para prepara-los para participações em outras competições.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas