Pular para o conteúdo

Novo idioma aumenta chances de boa colocação no mercado de trabalho

Após trabalhar como vendedor ambulante, imigrante haitiano conseguiu emprego formal graças ao domínio de cinco línguas.

Se para quem fala uma segunda língua, principalmente o inglês, as chances de entrar no mercado de trabalho aumentam, imagine quem se comunica em cinco idiomas diferentes. As possibilidades são maiores ainda. Foi o que aconteceu com o Pierre Sony Lourore, que atualmente é recepcionista em um hotel localizado na zona Oeste da cidade.

Ele domina o inglês, francês, espanhol, português e crioulo haitiano. Essas habilidades foram fundamentais para a mudança de vida do haitiano, que está no Brasil há um ano. “O inglês foi a minha ferramenta para arrumar esse emprego, porque a maioria dos clientes que atendemos aqui fala inglês”, disse.

Lourore contou que logo que chegou ao Brasil, trabalhou como vendedor ambulante, ganhando em média R$ 400 por mês. A vida dele deu um salto significativo ao ser contrato para a função de recepcionista do hotel.

O supervisor operacional do estabelecimento, Diogo Santana, disse que por ser um hotel de rede, a principal exigência na hora da contratação do recepcionista é o inglês fluente. “No caso do Pierre demos muita sorte porque ele fala cinco idiomas e ainda tem experiência em hotelaria”, afirmou.

Cursos gratuitos

Por saber que o domínio de mais um idioma é um diferencial na hora de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, a Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Sílvio Botelho, oferta constantemente cursos de inglês e espanhol. Serão abertas novas inscrições a partir do dia 15 de maio.

Uma turma de inglês está em andamento. Além do curso, todo o material didático é gratuito, e foi entregue aos alunos nesta segunda-feira (29). Na próxima quinta-feira (2) inicia o curso de espanhol. Com uma nova roupagem, que agrupa os níveis básico e intermediário, os alunos darão continuidade às próximas etapas do curso e seguirão para o nível avançado, que terá foco na conversação.

De acordo com o professor Guilherme da Mata, os conteúdos aplicados durante a aula estimulam os alunos por meio da teoria e prática. “Iremos desenvolver quatro habilidades do inglês para que aprendam de forma bem interativa. Apesar da classe cheia, conseguimos fazer com que pratiquem”, explicou.

Para se inscrever nas próximas turmas, os interessados precisam levar cópias dos documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência. A Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios está localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1.313, bairro Silvio Botelho. Mais informações pelo 98402 3402.

Texto: Marilena Freitas e Jéssica Sampaio

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas