Pular para o conteúdo

Nilton Sindpol cobra providências sobre o aumento de imigrantes no Estado

Preocupado com a segurança, saúde e educação dos roraimenses, deputado pede que o governo adote medidas urgentes para minimizar o impacto aos serviços públicos.

 

Na sessão desta quinta-feira (2), o deputado Nilton Sindpol (Patri) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para expressar a preocupação com o crescimento do número de venezuelanos que chegam à Roraima, em meio a novos protestos e conflitos no país vizinho.

O parlamentar pediu providências dos governos Estadual e Federal com relação à fronteira, e ressaltou as dificuldades já enfrentadas no Estado, que estão sendo intensificadas com a chegada dos imigrantes. “Estamos em uma situação dificílima porque todos os reflexos dessa entrada acabam prejudicando a economia de Roraima”.

Em sua fala, o deputado ressaltou a necessidade de o Governo Federal investir no Estado, para que todos sejam atendidos de forma igualitária. “O que temos são abrigos que não comportam todas essas pessoas que precisam ficar no meio da rua, nos semáforos, furtando, roubando e assassinando”, destacou.

Nilton ainda criticou a visita à Roraima dos deputados federais que fazem parte da Comissão Externa Crise Venezuela. “O que temos de resultado? Praticamente nada. Nos hospitais a situação se agrava, nos postos médicos, os brasileiros não conseguem agendar uma consulta porque os venezuelanos dormem lá, é complicado tudo isso”.

Em aparte, o deputado Gabriel Picanço (PRB), questionou sobre os recursos que chegam ao Exército, mas que excluem o Estado. “Os problemas aumentaram com a chegada dessas pessoas e cadê o recurso para que o Governo atenda essas pessoas? Não podemos assumir um problema que não é nosso, estamos pagando caro por isso”, pontuou.

Aumento da violência

Em seu discurso Nilton frisou o aumento da violência decorrentes do fluxo migratório. “Recentemente teve um assassinato em Pacaraima onde foi deixado um bilhete pelo acusado, em que os brasileiros deveriam respeitar os venezuelanos, sabemos que não podemos generalizar, no entanto, temos conhecimento das investidas que os venezuelanos dão contra os brasileiros”.

O deputado Coronel Chagas (PRTB) concordou com o colega de parlamento. “Pessoas ficaram vulneráveis e jovens foram cooptados por facções criminosas aqui no Estado, muitos dos homicídios em 2017 e 2018 tiveram participação de venezuelanos”.

Chagas falou ainda da importância do aumento de efetivo para a segurança por meio da realização de concursos para as Polícias Civil e Militar. “Houve a necessidade sermos socorridos pelo Governo Federal, que conseguiu controlar a situação dos imigrantes, mas e quando saírem?”, questionou.

Nilton Sindpol finalizou seu discurso falando da falta de recursos para que os policiais atendam a população. Ele afirma que não há viaturas, combustíveis e recursos humanos suficiente, e nem mesmo papel para registrar as ocorrências. “Tem que haver planejamento porque a tendência é piorar cada vez mais, se não houver uma frente firme para minimizar isso’, concluiu.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas