Pular para o conteúdo

ZUMBA – Núcleo da ALE-RR proporciona qualidade de vida a moradores de Caracaraí

Aulas de dança ofertadas pelo programa Abrindo Caminhos são uma possibilidade gratuita de atividades físicas para os moradores da região

Aliada à saúde e ao bem-estar, a dança está mudando a vida de moradores de Caracaraí, por meio das aulas de zumba ofertadas pelo Núcleo da Assembleia Legislativa no município. As aulas são realizadas gratuitamente na sede do município e na comunidade de Vista Alegre.

As aulas são ofertadas de forma gratuita aos moradores. Mas antes da inscrição, é necessário que os alunos passem por uma triagem para saber se estão aptos a praticar a atividade física.

Aluna assídua das aulas, a aposentada Analice da Silva, de 55 anos, explica que a dança melhorou significativamente seu condicionamento físico. “Melhorei bastante do joelho e da minha coluna. Eu tenho problemas de saúde e, fazendo os exercícios aqui, já tive resultado no peso e nas medidas”.

Além de melhorar a condição física, as alunas ainda têm a oportunidade de interagir com outras pessoas. A dona de casa Érica Oliveira explica que antes do programa, não fazia nenhuma atividade e disse que a dança chegou em uma boa hora. “A população só ganhou pela questão da saúde. Antes, não existia isso aqui, o programa está ajudando muita gente”, disse.

De acordo com a coordenadora da Unidade, Vaninha Andrade, as pessoas passam por todo um acompanhamento para verificar as condições de saúde. “Faz-se primeiro um atendimento médico, em que são realizados exames como aferição de pressão, teste de glicemia e questionários para saber se as pessoas têm problemas de saúde”.

Importância da dança para a saúde

As aulas são ministradas pelo professor Márcio Pimentel. Ele ressalta a importância da dança, que melhora o condicionamento físico e também ajuda as pessoas psicologicamente. “Dançando, elas adquirem resistência, inclusive as mulheres que estão mais vulneráveis a algumas doenças”, frisou.

Além da perda de peso, as aulas de zumba oferecem melhorias na função cardiorrespiratória, ajudam no condicionamento aeróbico e aumentam a flexibilidade e a disposição.

Núcleo de Caracaraí

Além das aulas de zumba e ritmos, realizadas na Orla de Caracaraí, em parceria com a prefeitura do Município, o núcleo oferece aulas de balé, coral, jiu-jítsu e futebol, e cursos de informática, inglês, espanhol e preparatórios para concursos e mercado de trabalho.

Para se inscrever, os interessados precisam levar os documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência. A unidade está localizada na avenida Presidente Kennedy, nº 1.151, Centro.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas