Pular para o conteúdo

Empréstimos bancários são a principal reclamação de idosos ao Procon Assembleia

Palestras do órgão de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa buscam alertar o público da terceira idade

Pela falta de informação, o público da terceira idade é o principal alvo de armadilhas envolvendo a concessão de empréstimos ofertados por instituições financeiras. Para fazer o alerta, o Procon Assembleia ministrou uma palestra voltada especificamente para pessoas acima de 60 anos que fazem parte do grupo Luz da Vida, do Sesc Mecejana.

A ação foi realizada na tarde desta terça-feira (7). Conforme a diretora do Procon Assembleia, Eumária Aguiar, uma das maiores demandas recebidas no órgão está relacionada à oferta de empréstimos. “Quando chegam até a gente, eles já fizeram o empréstimo e estão pagando sem saber, não prestam atenção ou fazem compra casada de um seguro com o empréstimo”.

Eumária explica que durante as palestras, os idosos também são orientados sobre como trabalhar as finanças. “É uma abordagem diferenciada do Código de Defesa do Consumidor a esse público. Alertamos e explicamos como eles devem tomar os devidos cuidados para não caírem em possíveis golpes”, frisou.

Participando do projeto Luz da Vida há dois anos, o aposentado José do Nascimento ressalta que esse tipo de informação é importante não só para o público da terceira idade, mas para todos. “Se a gente não tem essa segurança de reclamar e buscar esse direito, fica ainda mais fácil para os golpistas. Se tivermos base, já dá mais uma segurança para a gente ir atrás do nosso direito”.

Casos solucionados

Essa foi a segunda vez que o Procon Assembleia ministrou a palestra sobre direitos ao consumidor no Sesc Mecejana. Na primeira vez, a aposentada Vaneide Menezes, aproveitou a oportunidade para ir em busca de seus direitos e teve o caso solucionado com ajuda do órgão. “Estavam fazendo uma cobrança indevida de coisas que eu já tinha pagado, daí quando teve essa palestra do Procon aqui no Sesc, eu procurei ajuda e resolveram o problema pra mim”.

Para mais informações, o Procon Assembleia está à disposição da população de segunda a sexta-feira, na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, Centro. Os interessados nas palestras, dicas e orientações também podem ligar para o número 4009-4826.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas