Pular para o conteúdo

Alunos do programa Abrindo Caminhos em Mucajaí recebem orientação sobre higiene bucal

Equipe fez aplicação de flúor e avaliação odontológica das crianças

O problema dental mais recorrente em crianças são as cáries, causadas por falta de cuidados com a higiene bucal. Pensando nisso, o programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima, desenvolveu o projeto Higiene Bucal: Abrindo Caminhos para um Sorriso Saudável, em parceria com a Faculdade Cathedral.

Nesta quarta-feira (15), a equipe orientou 50 crianças de 5 a 10 anos, no Núcleo da Assembleia de Mucajaí, primeiro município do Interior a receber essa ação. A iniciativa já foi realizada também na Capital, e a proposta é levar essa atividade para outros municípios.

O dentista Alexandre Almeida explicou que é importante que a orientação sobre saúde bucal seja dada comece desde a infância.  “Se começar desde cedo a ter o hábito da escovação e usar o fio dental, a chance desta criança em desenvolver uma cárie ou lesão é bem menor”, explicou.

Lara Soares de 5 anos, pratica jiu-jítsu há um mês no núcleo, e na palestra sobre higiene bucal, o que mais lhe chamou atenção foi os movimentos corretos para limpar os dentes, o que deve ser feito três vezes por dia. “Eu gosto de escovar os dentes, para deixar os dentinhos bem branquinhos”, disse.

A equipe composta por um dentista e acadêmicos de odontologia da faculdade orientaram, fez aplicação de flúor e avaliação odontológica das crianças. “Às vezes os pais não fazem esse acompanhamento dos filhos em casa, e aqui no Núcleo com um profissional da área ensinando, fica mais fácil”, explicou a coordenadora do Núcleo, Juliane Cardoso.

A coordenadora do Programa Abrindo Caminhos, Viviane Lima, explicou que após a triagem das crianças, se for detectada a necessidade de atendimento médico, a coordenação do programa vai entrar em contato com os pais, para que levem o filho ao dentista.

Texto: Vanessa Brito

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas