Alunas do Abrindo Caminhos participarão de torneio regional de Ginástica Rítmica

Meninas competirão pela primeira vez em evento deste porte, e se preparam física e psicologicamente para garantir um bom resultado

Nove alunas do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa, participarão do Torneio Regional de Ginástica Rítmica – Norte, de 3 a 7 de julho, em Manaus-AM. Esta é a primeira vez que elas participam de uma competição deste porte, e como parte da preparação, as alunas passam por aulas de jazz, expressão corporal e atendimento psicológico.

A delegação roraimense é composta por cinco alunas de Boa Vista e quatro de Alto Alegre. A coordenadora do programa Abrindo Caminhos, Viviane Lima, explica que além da preparação física, o acompanhamento emocional das atletas também é importante. “Decidimos que a partir de agora todas as crianças que participarem de um torneio vão passar com um psicólogo para que o resultado não as afete de maneira negativa.”

Na última sexta-feira (31) foi realizada uma tarde de atendimentos na sede do programa. A intenção é que sejam trabalhados pelo menos mais quatro encontros como este antes do torneio, para que elas estejam bem preparadas. Se classificadas, elas seguem para a etapa nacional.

Trabalhar a timidez e nervosismo é essencial para garantir que as meninas desenvolvam as técnicas de maneira correta. A professora de ginástica rítmica, Ludimila Moura, diz que está esperançosa em relação ao desenvolvimento das meninas na competição. “A expectativa é grande para que elas tragam medalhas de lá. Acredito que elas vão se sair bem.”

Para Ana Laura Ferreira, de 12 anos, a tarde foi importante para ela se sentir mais confiante na hora da competição. “Estamos treinando bastante para conseguir esse regional, e essa aula de expressão corporal me ajudou muito, porque eu estou muito nervosa e pude melhorar as minhas expressões na hora da dança.”

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Alex Paiva