Deputados discutem integração de polícias em encontro regional

Parlamentares conheceram ações adotadas em outros Estados, que podem inspirar projetos e indicações para Roraima

A integração das instituições de segurança pública em todo o País foi um dos temas discutidos por deputados de Roraima no Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento foi promovido pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos), nesta quinta-feira (13).

A intenção foi discutir o Plano de Segurança Pública Integrada, implantado pelo Governo Federal em 2018. Seis, dos nove deputados de Roraima que foram ao seminário participaram deste grupo de trabalho.

O deputado Nilton Sindpol (Patri) ressaltou que é preciso investimento em tecnologia e que as policias judiciárias deixem de lado as “vaidades” para que o serviço flua como é preciso. “O sistema tem que funcionar de forma integrada. Temos deficiências de investimento para termos tecnologia, material e recursos humanos, os profissionais da segurança têm que ser bem remunerados”.

O deputado Soldado Sampaio (PCdoB) reforçou a necessidade de as polícias do Brasil funcionarem de maneira integrada. “Nunca houve, na história desse país, tanta força política por parte do aparelho de Segurança Pública dentro das Assembleias Legislativas e Congresso Nacional. Temos um momento ímpar e oportuno para debater”.

O deputado Jeferson Alves (PTB) foi a Manaus com o intuito de apresentar, neste encontro, problemas enfrentados pelo Estado do que diz respeito à segurança pública. “Estamos buscando políticas públicas que deram certo em outros estados, para que a gente possa implementar em Roraima em projetos, indicações”.

Na mesma linha de pensamento, o deputado Chico Mozart (sem partido) falou da importância de falar sobre a situação. “É prerrogativa do Parlamento Amazônico solucionar dificuldades que os estados da Amazônia têm”.

Parlamentar de primeiro mandato, o deputado Renato Silva (PRB) salientou a importância de absorver ideias para serem levadas a Roraima. “Para podermos discutir com os deputados em Roraima, levar ao governador, buscar ideias para projetos de leis para melhorar o nosso estado, como inovação”.

Assim como Renato, o deputado Neto Loureiro (PMB) participou pela primeira vez de um encontro da Unale. “Temos muito a aprender e a debater sobre a situação no nosso Estado, principalmente com a imigração”.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Lucas Almeida