Pular para o conteúdo

Poder Legislativo promove inclusão com oferta de curso de Libras

Promover inclusão é um dos papéis da Assembleia Legislativa de Roraima. No núcleo do Poder Legislativo de Caracaraí, cidade localizada a 170 quilômetros de Boa Vista, a população está tendo a oportunidade de aperfeiçoar a comunicação por meio do módulo intermediário do curso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas iniciaram nesta terça-feira (16).

Com um irmão deficiente auditivo, a estudante Ruth Nascimento sempre teve o interesse em aprender Libras. Ela destaca as dificuldades que a família enfrentava para compreendê-lo. “Nós não sabíamos nos comunicar muito com ele, porque muitas coisas não conseguíamos entender. Ele me ensinou o alfabeto e, a partir daí, me interessei por Libras”.

Para ela, aperfeiçoar a nova língua é mais do que somente ajudar seu irmão, é também promover a inclusão de todos. “Estou me aperfeiçoando cada vez mais para  melhorar a comunicação com outras pessoas. Por onde eu for, e ninguém souber a linguagem de sinais, poderei ajudar com o que estou aprendendo aqui”, enfatizou.

Para melhorar a interação em sociedade, o irmão de Ruth, Gilson Nascimento, e a esposa dele,  Herlen Santana, também estão fazendo o curso de Libras Intermediário na Escola do Legislativo. “Aqui, estou aprendendo e ensinando junto com os colegas a Libras”, destacou Herlen com ajuda da professora.

Para ajudar o trabalho na comunidade onde é voluntário, o venezuelano Marcus Farreras se interessou pelo curso. “Tive o interesse pela linguagem por causa da responsabilidade que tenho como voluntário, pois preciso me comunicar com outras pessoas que também são surdas. É muito bom o apoio que a Assembleia está dando”, disse.

Durante o módulo intermediário, a professora Edneia Lopes irá desenvolver alguns aspectos linguísticos da Libras. “Irão aprender bastante diálogo para treinarem a conversa entre si e interagir com os surdos, colocar em prática quando tiverem a oportunidade”.

Segundo a professora, a linguagem é a segunda mais falada no Brasil e, por não terem conhecimento, muitos surdos acabam ficando isolados pela falta de compreensão. “Libras é importante para que todos estejam inseridos na sociedade, tanto na comunidade surda, como na comunidade ouvinte, para que tenham acesso a uma educação de qualidade e melhorem a questão da saúde também”.

O curso tem a carga horária de 40h e está sendo ofertado no núcleo da Assembleia Legislativa de Caracaraí às terças e sextas-feiras, das 18h às 20h. A sede do núcleo fica localizada na rua Presidente Kennedy, nº 1.115, no centro no município.

Boa Vista

A Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, também deu início a mais uma turma de Libras Intermediário nesta terça-feira (16). As aulas acontecem às terças, quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30. A carga horaria é de 40h.

Inscrições                                       

Para se inscrever nos cursos da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, os interessados precisam levar os documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência. A Unidade está localizada na rua Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313, bairro Silvio Botelho. Informações pelo 98402 3402.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas