Técnicos da Assembleia Legislativa participam de capacitação sobre políticas para mulheres

Na manhã dessa quinta-feira (18), coordenadores e servidores dos núcleos da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa de Roraima, participaram de palestra com os técnicos da Escola do Judiciário do Tribunal Eleitoral de Roraima (TRE), sobre política partidária. A iniciativa teve como principal objetivo incentivar a participação das mulheres na política.

A capacitação, que aconteceu no auditório da Procuradoria, localizado na Avenida Ville Roy, foi organizada pelo Núcleo de Mulheres na Política da Assembleia Legislativa. Para a coordenadora do Núcleo, Bruna Silveira, a ideia é qualificar os servidores para que possam ir a campo. “É importante que todos tenham conhecimento acerca do assunto, para empoderar as mulheres sobre os seus direitos, porque, em algum momento, eles estarão em contato com essas mulheres”, disse.

Segundo Bruna, ainda há muitas mulheres que não sabem como participar da política por falta de informação. “Muitas donas de casa alegam que não possuem tempo para se dedicar à política e o nosso trabalho é informá-las para que saibam como participar e estejam ativas”.

A palestra de abertura tratou sobre a história do voto feminino e seus avanços no país, a analista judiciária do TRE, Janice Bessa, abordou alguns assuntos primordiais. “Ao longo dos anos as mulheres têm conquistando espaço na política por meio do voto. Essa participação efetiva é importante para que elas ocupem cada vez mais cargos públicos”, comentou.

Ainda conforme a analista, a representatividade feminina é importante para que projetos sejam desenvolvidos em benefício de toda sociedade. “Nós mulheres acabamos desempenhando vários papéis na nossa vida, um deles, muito importante, é de exercer um cargo político, porque através dele muitos projetos podem beneficiar o país como um todo”.

Incentivo à política

Para a procuradora-adjunta especial da mulher, Socorro Santos, o trabalho da Procuradoria vai além do combate à violência doméstica, e chega ao empoderamento das mulheres. “Trabalhamos com dois eixos e o empoderamento é um deles. Levar a informação é importante para que possamos fazer com que as mulheres pensem além da caixa e conquistem cada vez mais seu espaço na sociedade e sejam multiplicadoras”, ressaltou.

Neste segundo semestre, novas capacitações e visitas in loco serão realizadas. O Núcleo de Mulheres na Política funciona das 8h às 18h, no prédio da Procuradoria Especial da Mulher, localizado na av. Ville Roy, nº 5717, no Centro.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Eduardo Andrade