Pular para o conteúdo

Futebol muda rotina de crianças e adolescentes em Caracaraí através do programa Abrindo Caminhos

Fã do jogador argentino Lionel Messi, o adolescente Elickson Magalhães, aos 12 anos, quer seguir os mesmos passos ‘canhotos’ do ídolo e se tornar um jogador de futebol de sucesso. Para tornar este sonho realidade, treina no grupo de Futebol do programa Abrindo Caminhos no Núcleo da Assembleia Legislativa em Caracaraí, a 170 quilômetros da Capital.

No esporte, diz ele, aprende mais do que passos e passes, aprende lições importantes a serem carregadas para o restante da vida. “Meus pais me ensinaram que eu tenho que ser humilde, bom e amigável”, fala o garoto convicto de que estes comportamentos o levarão a concretizar o que deseja.

Elickson atua como jogador de meio de campo, posição estratégica para auxiliar os colegas a alcançarem o ‘gol’. “Dou mais assistência para depois comemorar com os meus colegas”. Ele afirma que fez muitos amigos dentro do programa Abrindo Caminhos e que é mais feliz desde então.

Neste Dia Nacional do Futebol, celebrado anualmente no dia 19 de julho, data em que marca a introdução do esporte no Brasil, o instrutor Isaque Carvalho ressalta que o Futebol auxilia os atletas e a comunidade, pois a partir do instante da oferta da modalidade esportiva na região, a rotina do local muda. “Diante de um município com bastante jovens, adolescentes envolvidos com coisas erradas, o esporte tem buscado resgatar esses jovens de uma forma grandiosa. O Abrindo Caminhos, através do Núcleo da Assembleia em Caracaraí, tem trazido algo diferente para o esporte aqui”, complementou Isaque.

Outro fator que contribui para inserção deste público na modalidade é a disponibilidade gratuita das aulas. E, com a procura, Isaque e os demais instrutores trabalham focados em mostrar que o Futebol vai além do campo e é capaz de mudar a história do município.

Entre os benefícios, destaca o instrutor, está: o respeito com o próximo, com os pais, amadurecimento, e a melhora no desempenho escolar. “O esporte desperta tudo isso. Ajuda a mostrar aos pais a capacidade das crianças e adolescentes e que elas podem subir na vida”.

É por esses e outros motivos que Luiz Miguel, aos 10 anos, escolheu o futebol. Mesmo quando está doente, a vontade do menino é de estar em campo, defendendo o time dos adversários. “Quando estou gripado a minha mãe não me deixa jogar e eu fico bravo”, contou, sorrindo.

Neste sábado (20), estes meninos exibirão o talento em campo na edição da I Copa São Raimundo Caracaraí Sub-12 de Futebol, organizada pela escolinha do São Raimundo. Competirão: Vista Alegre Esporte Clube, Estrela do Norte Esporte Clube, Jacarezinho F. C., São Raimundo E. C., Roraiminha E. C. e o programa Abrindo Caminhos, com 15 atletas, entre titulares e reservas. Luiz Miguel Silva, de 10 anos, é um deles. “Primeira competição e estou nervoso esperando chegar e, se Deus quiser, nós vamos ganhar”.

O Futebol do Abrindo Caminhos está presente em quatro Unidades da Assembleia Legislativa em Roraima, na Capital e no Interior do Estado. E quem disse que futebol é coisa de menino? Em Alto Alegre, dos 122 atletas, 37 são meninas; em Caracaraí, são 176 meninos e três meninas; enquanto em Boa Vista, são 198 meninos e duas meninas.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Alex Paiva

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas