Pular para o conteúdo

Abrindo Caminhos trabalha autonomia das crianças através de Livro Sensorial

No atendimento individual com o psicólogo a ferramenta é utilizada para auxiliar no desenvolvimento pessoal dos alunos do programa

Semanalmente são atendidas aproximadamente 15 crianças e adolescentes pela Clínica Psicológica do Abrindo Caminhos, programa da Assembleia Legislativa de Roraima. Além do desenvolvimento físico e das técnicas vistas nas modalidades ofertadas pelo programa, também é preciso trabalhar o crescimento pessoal dos pequenos. Por meio do Livro Sensorial, novo aparato utilizado nos atendimentos, a psicóloga tem a oportunidade de estimular a autonomia dos alunos.

“A criança aprende brincando, então utilizamos principalmente ferramentas lúdicas. Isso só tem a agregar e ampliar o nosso trabalho. Através disso, trabalhamos a autoestima, o estímulo ao tato, a visão e, assim, a gente ajuda a criança a desenvolver,” explicou uma das psicólogas do Abrindo Caminhos, Mônica Melo.

Conforme a psicóloga, a iniciativa partiu de uma funcionária do programa que viu a necessidade de incentivar o conhecimento das crianças sobre si mesmas, e voluntariamente, produziu o livro. Ao todo, ele tem 10 páginas com figuras que estimulam o autocuidado, raciocínio lógico, percepção de formas e cores, coordenação motora, concentração, memória, entre outras coisas.

De segunda a sexta-feira os alunos podem procurar a coordenação da unidade para marcar uma consulta. O acompanhamento psicológico é ofertado desde o início do projeto e serve como suporte para as crianças e familiares que estão iniciando a caminhada e se descobrindo.  “Os encaminhamentos geralmente vem dos pais, professores e cuidados dos próprios servidores que sempre estão atentos a alguma conduta ou comportamento destoante”.

Em momentos de competições, por exemplo, quando as crianças estão sob muito estresse e ansiedade, eles contam como esse acolhimento personalizado. “Elas saem do momento de excesso e tem um momento para se concentrar no desenvolvimento pessoal”, ressaltou Mônica Mello.

A diretora do programa Abrindo Caminhos, Viviane Lima, pontua que a equipe entende a responsabilidade que tem com as crianças e adolescentes que participam. “É muito importante essa acolhida, a Assembleia Legislativa como um todo tem essa preocupação em acompanhar tanto as crianças e os adolescentes quanto a família.”

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Eduardo Andrade

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas