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Prestar atenção nas queixas do cliente é um diferencial na hora do atendimento

Mais de 120 alunos encerraram o curso de Atendimento ao Público ofertado pela Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho nessa quarta-feira (24). No último encontro, a turma aproveitou para relembrar, de uma forma diferente, os princípios básicos para lidar com o cliente.  Com música e teatro eles representaram situações que não devem ocorrer nas empresas, além de ressaltar como deve ser o comportamento do profissional diante desses acontecimentos.

“Não é só ouvir, é escutar. Não interrompa o cliente, deixe-o sempre falar”, dizia um trecho da paródia (recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista diferente) cantada pelos alunos. Esta é a primeira qualificação profissional realizada pela estudante Mayana Farias, de 19 anos. Ela conta que escolheu esta área por ser algo presente em praticamente toda a empresa. Após o fim do curso, se sente preparada para buscar um emprego. “Foi minha primeira experiência, o curso me preparou para o mercado de trabalho e eu me sinto apta para concorrer a uma vaga.”

No caso de Leidivânia Pereira, que já trabalha com vendas de produtos de forma autônoma, a qualificação irá ajudar a melhorar o atendimento. Ela pontua situações que devem ser evitadas pelo profissional. “Quando o telefone toca, não é bom deixar tocar mais de três vezes, para que o cliente não fique estressado. Se tratarem com ignorância não devemos retribuir na mesma moeda.”

Uma das principais dúvidas respondida ao longo do curso, segundo a professora Glaiciane Andrade, diz respeito àquela velha frase: ‘o cliente tem sempre razão’. “Realmente ele tem sempre razão, pois é ele quem vai comprar na sua empresa” respondeu ela, ao explicar que a empresa deve conquistar a confiança do cliente, afinal, é ele quem consome o serviço ou produto ofertado pelo estabelecimento.

Ouvir o atendido, conhecer o que você está vendendo e resolver o problema apresentado pelo consumidor, foram algumas das dicas repassadas pela professora para quem quer se dar bem no atendimento.

Conforme a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, em agosto haverá o segundo módulo deste curso, então a população deve ficar atenta às divulgações das datas de inscrições. A Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho funciona na avenida Sólon Rodrigues Pessoa, 1313, bairro Silvio Botelho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 98402-3402.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

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