CORAÇÃO AZUL Assembleia Legislativa realiza ação de combate ao tráfico de pessoas em shopping

Trinta de julho é conhecido como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Para sensibilizar a população sobre o tema, o Núcleo de Promoção, Prevenção a Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, da Assembleia Legislativa de Roraima, realizou uma ação com panfletagens, informações e uma exposição no shopping localizado no bairro Cauamé, zona norte de Boa Vista.
Ao passar pela exposição, a venezuelana Elimar Padron se identificou com as imagens. Ela conta que ao procurar emprego em Boa Vista, recebeu uma proposta para se prostituir. “Era para trabalhar em um bar, lá, era obrigatório se sentar com os clientes, que te passavam a mão nas pernas, no rosto, cabelos, e eu não aceitei esse trabalho, preferi ficar desempregada”, disse.
A imigrante conta que os donos do estabelecimento obrigavam as garçonetes, independentemente de nacionalidade, a se sentarem com os clientes. “Os donos dos bares praticamente querem explorar as venezuelanas e também as brasileiras. “Se o cliente quiser ir com você para uma pousada, você tem que ir a força”, relatou.
Foi para evitar casos este que a ação foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e intitulada pelo Ministério da Justiça como campanha Coração Azul. A servidora pública Rozilaine Lima visitou a exposição e diz que achou a ação interessante. “É uma forma de prevenção. Nosso Estado está passando por um momento difícil e essa situação na fronteira com a Venezuela acaba contribuindo para esse crime”.
Os casos de tráfico identificados são imediatamente encaminhados ao Núcleo de Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas. De acordo com o responsável pela ação, Felipe dos Santos, a escolha do local foi estratégico, para chamar atenção da população. “Aqui é um local onde muitas pessoas passam, por isso quando elas param, nós a informamos e alertamos sobre esse crime existente no nosso Estado”.
Felipe Santos alerta ainda para que a sociedade desconfie de qualquer pessoa que oferece propostas fáceis. “Temos casos onde o indivíduo bem vestido, que esse é o perfil do traficante, chega dizendo que é um pastor ou empresário e começa a falar o que as pessoas querem ouvir, criando uma esperança e quando a pessoa se dá conta já caiu”, frisou.
Núcleo
No primeiro semestre de 2019, o Núcleo de Promoção, Prevenção a Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, atendeu nove casos de tráfico de pessoas, que foram encaminhados à Rede de Enfrentamento, composta pelas Polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil e outras entidades voluntárias.
As denúncias podem ser feitas diretamente ao Disque 100 ou 180. Se preferirem, as vítimas podem procurar o Núcleo, que está localizado prédio da Procuradoria Especial da Mulher, localizado na av. Ville Roy, nº 5717, no Centro.
Texto: Jéssica Sampaio
Foto: Alex Paiva