Pular para o conteúdo

TV Assembleia exibe documentário sobre intercâmbio na Europa

Produção “Escola do Legislativo em Malta” estreia nesta sexta-feira e conta a experiência de cinco estudantes de inglês durante intercâmbio em Malta

Depois de acompanhar o intercâmbio de cinco alunos do curso de inglês da Escola do Legislativo na República de Malta, arquipélago ao sul da Europa, a TV ALE estreia nesta sexta-feira (09), o documentário “Escola do Legislativo em Malta”, relatando a experiência.

A produção será exibida às 13h35, e reprisada às 18h35 e 21h35, no canal aberto 57.3, e pela Sky, no canal 357.3. Posteriormente, o conteúdo será disponibilizado no canal da Assembleia Legislativa no Youtube (assembleiarr).

O documentário “Escola do Legislativo em Malta” foi produzido pela jornalista Camila Dall’Agnol e pelo cinegrafista Rondinele Esbell, que tiveram a missão de acompanhar o aprendizado dos alunos para produzir um material especial sobre a viagem, realizada de 26 de junho a 4 de julho. “Foram, ao todo, nove dias em que nós fizemos de produção de imagens, de entrevistas, e buscamos curiosidades sobre os locais visitados”, explicou Camila.

Durante a viagem, aos olhos dos estudantes tudo era novo e diferente, por isso, segundo a jornalista, uma das dificuldades foi ter sensibilidade para perceber o que era mais interessante.  Já para o cinegrafista Rondinele Esbell, o idioma foi um desafio. “Na hora de me comunicar eu contava com a ajuda deles [alunos]. Eles se saíram muito bem, e me ajudaram a me comunicar.”

Toda a experiência causou mudanças nos estudantes, que foram percebidas pela equipe. “Quando entrevistei eles no final, estavam diferentes. Eles percebiam que antes eles tinham um mundo pequeno e a partir da experiência, eles conseguiram sonhar com novos objetivos”, disse Camila.

Exibição na Escola do Legislativo

Este foi o primeiro intercâmbio ofertado por meio da Escola do Legislativo – Unidade Silvio Botelho. Para conquistar a oportunidade, os alunos passaram por uma seleção que envolveu prova escrita e oral. A Assembleia Legislativa de Roraima custeou para os selecionados, a passagem, hospedagem, transporte, passeios e ajuda de custo.

Para que os outros alunos da instituição pudessem também visualizar a experiência, o documentário teve uma pré-estreia na Escola do Legislativo, na manhã desta sexta-feira (09), durante uma atividade alusiva ao Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto.e

“Ouvir os depoimentos dos alunos que estiveram lá, serviu de incentivo para que eles [outros alunos] acreditem que o estudo, a dedicação e a persistência fazem diferença e tornam o sonho realidade”, explicou a diretora na Escola do Legislativo, Cristina Mello.

Texto: Bárbara Araújo

Foto: H.Emiliano e Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas